CIDADES

min de leitura - #

Inverno tem início com a florada das cerejeiras

Da Redação

| Edição de 22 de junho de 2022 | Atualizado em 22 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Inverno tem início com a florada das cerejeiras

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma manifestação da natureza nos dias mais frios do ano, em especial no mês de junho, a florada a cerejeira volta a embelezar Apucarana. A beleza proporcionada pelas flores da árvore símbolo do Japão encanta quem circula pelas ruas, parques, mas elas também estão presentes em quintais, chácaras, pátios de empresas e até em condomínios residenciais.

As cerejeiras-ornamentais (sakura) chegaram em Apucarana pelas mãos dos primeiros imigrantes japoneses com o plantio de 100 mudas na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea).

 “Diante do valor histórico e cultural da cerejeira-ornamental no município, a Prefeitura de Apucarana inclui a árvore como ornamento em vários projetos, usando a espécie na arborização de ruas, parques, praças e entradas da cidade”, afirma o prefeito Junior da Femac. 

Por ser cultuada pelos imigrantes japoneses, a florada ganhou uma festa anual em Apucarana, a Festa da Cerejeira que, devido à pandemia da Covid-19, teve as últimas três edições canceladas. 

O viveiro da Prefeitura de Apucarana, mantido pela Secretaria Municipal da Agricultura, disponibiliza gratuitamente mudas de cerejeira-ornamental e outras espécies como quaresmeira, ipê, aroeira salsa, manacá da serra, palmeira real, oiti e ibisco.