CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã intensifica recapeamento asfáltico com CBUQ

Ivan Maldonado

| Edição de 27 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã está intensificando as obras de recuperação da malha asfáltica da cidade.  O município tem priorizado o recape com asfalto de alta tecnologia, o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). O recape foi iniciado na semana passada na Avenida Minas Gerais entre a Avenida Paraíba e a Rua Plácidio Miranda.  Para esta etapa de recapeamento, onde será recapeados mais de 41 mil metros quadrados da malha viária a Prefeitura está investindo R$ 400 mil através de convênio com o Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil). 

Conforme o prefeito Miguel Roberto Amaral (PSDB), a opção da Prefeitura pela mistura asfáltica a quente é por conta da qualidade e resistência superior em relação ao recape com mistura a frio. “Em gestões passadas, onde as ruas receberam recape a frio a vida útil foi muito rápida, em alguns casos duraram menos de um ano. Evitando isso, nós optamos pelo recape a quente que tem durabilidade de mais de 10 anos. Temos ruas na cidade que foram recapeadas com CBUQ e duraram mais de 15 anos.”, assinala. 

Imagem ilustrativa da imagem Ivaiporã intensifica recapeamento asfáltico com CBUQ


Outra vantagem conforme o prefeito é a praticidade de execução do serviço. “Se o clima colaborar dentro de uns 40 dias estaremos concluindo esses quase 3,5 quilômetro de  recape. Se fosse com o recape a frio seria no mínimo cinco meses de trabalho. Só nas principais ruas e avenidas da cidade a ideia é investir R$ 900 mil com o recape CBUQ”, enfatiza Miguel Amaral.
Também receberão melhorias trechos da Rua Professora Diva Proença (entre as Ruas Emílio Ganzert e Jacob Goedert, Pitanga e Cornélio Procópio, Pedro Koltun e Andirá e Pitanga e Cuba). Na Rua Ceará (entre as Ruas João Maria Stresser e Pedro Koltun, Sertanópolis e Pitanga, Cornélio Procópio e Pedro Koltun). Na Rua Sertaneja entre as Avenidas Souza Naves e Tancredo Neves. Na Rua Jaguapitã  entre as Avenidas Minas Gerais e Melvis Muchiutti. E na Avenida São Paulo entre a Rua Jaguapitã e a Avenida Brasil.

Além de recape asfáltico a Prefeitura investe na pavimentação de asfalto em ruas que ainda não receberam a infraestrutura. Nesta semana, por exemplo, foi iniciada obras de galeria pluvial no Jardim Versalhes,  na Rua Vasco da Gama que também receberá pavimentação asfáltica.