A obra de instalação da Feira Livre do Produtor será executada em curto prazo pela Prefeitura de Ivaiporã e terá 25 barracas montadas no canteiro da Avenida Aparício Cardoso Bitencourt. Com projeto aprovado pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), o município levantou recursos na ordem de R$148 mil junto ao Governo do Estado. A expectativa é que a partir de agosto as barracas já estejam em funcionamento.
A diretora do Departamento Municipal de Agricultura, Estela Zanetti, explicou que a Feira Livre do Produtor será retomada com a criação da Associação dos Feirantes de Ivaiporã. Anteontem, Estela Zanetti se reuniu com alguns produtores e explicou os procedimentos necessários para formalização da entidade.
Segundo Estela, a Prefeitura disponibilizou algumas opções de espaços públicos para instalação das barracas. Mas a Avenida Aparício Cardoso Bitencourt foi a escolhida pela Seab por atender melhor as regras do projeto. A feira vai funcionar às sextas-feiras, entre as 17 e 22 horas.
Segundo o prefeito Carlos Gil, os equipamentos da Feira Livre do Produtor foram licitados e homologados. Resta solicitar os equipamentos e disponibilizá-los a Associação dos Feirantes de Ivaiporã. A expectativa é inaugurá-la em agosto. “A população terá à disposição alimentos saudáveis e diversificados. Além disso, será um ponto de encontro cultural e familiar”, mencionou Carlos Gil.
Na Feira Livre do Produtor serão comercializados, por exemplo, panificados, fruticultura, olericultura, derivados de milho, pastel e artesanato. “A obra será executada em curto prazo”, afirma o prefeito, que esteve no canteiro da Avenida Aparício Cardoso Bitencourt acompanhado do vice-prefeito Marcelo Reis e de diretores de departamentos que participam do projeto.