A notícia é um gênero textual com função social, já que tem como objetivo veicular informações de interesse coletivo. Os alunos do 5º ano, da Escola Municipal Augusto Weyand, têm tido acesso a esse gênero, de forma a compartilhar informações de nosso município e região com seus familiares. Na última semana, o tema que mais chamou atenção dos alunos foi a vacinação contra a gripe.
Às quintas-feiras, os alunos ficam na expectativa para terem em mãos os exemplares da Tribuna do Norte. “Primeiramente é promovido um momento de manuseio do jornal, em que os alunos podem folhear de forma livre e verificar os diferentes gêneros trazidos por esse veículo”, afirmam as professoras Regiane Bertasso da Fonseca e Alessandra Fernandes.
Após este contato inicial, os alunos realizam uma leitura das principais manchetes, sendo realizada uma roda de conversa, em que eles interagem e trocam experiências de acordo com seus conhecimentos prévios acerca dos assuntos trazidos pelo jornal. Nesse momento, as professoras realizam as intervenções e estabelecem relação entre os conteúdos já trabalhados em sala e os fatos noticiados.
A experiência realizada nesta semana foi a partir da manchete que noticia a liberação da vacina contra a gripe nos postos de saúde. Logo, foi realizado um breve levantamento em sala, confirmando que boa parte dos alunos e seus familiares não foram imunizados, pois não faziam parte de nenhum dos grupos de risco.
Diversas ações de conscientização foram desenvolvidas na sequência, tais como palestra e teatro educativo, promovido pela UBS Leopoldo Hartwig Júnior em que os alunos aprenderam, na prática, as técnicas de a lavar as mãos corretamente, a relevância do uso do álcool em gel, além de tomarem consciência da importância de serem imunizados contra o vírus H1N1.
As crianças ficaram, ainda, bem empolgadas com a notícia e entusiasmadas a levarem para casa o jornal e os panfletos informativos disponibilizados pela AME.
“As práticas promovidas a partir do jornal enriquecem o processo de ensino aprendizagem, pois os alunos têm acesso a fatos do cotidiano e isso faz com que seja despertado o prazer pela leitura”, afirmam as professoras.
CIDADES
MAIS LIDAS
-
Cidades
03/08Empresário de Rolândia (PR) é primeiro ganhador do prêmio de R$ 1 milhão da Poupança Premiada Sicredi
-
Geral
31/10Pesquisa sugere criação de presídio para idosos no Rio
-
Esportes
17/06Caravana roda o país com ex-atletas do futebol feminino
-
Economia
31/03Ministro pede isenção de PIS/Cofins em ração para criação de pescado
-
Geral
02/08Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 85 milhões