CIDADES

min de leitura - #

Julho quente:veranico eleva em 4º C temperatura na região

Silvia Vilarinho

| Edição de 25 de julho de 2022 | Atualizado em 25 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Julho quente:veranico eleva
em 4º C temperatura na região

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cadê o Inverno? Essa é a pergunta que muitas pessoas estão fazendo. A semana já começou com tempo seco e temperaturas elevadas no Paraná e a previsão é que até quinta-feira (28), faça calor em todo o estado. Em Apucarana os termômetros devem registrar 28ª C. O clima de “veranico” mudou as vitrines das lojas do município e a rotina das pessoas.

Basta andar pelo centro da cidade que é possível perceber roupas mais leves em exposição e as promoções de inverno, que geralmente acontecem no final de estação, já são realizadas. “Nós nos obrigamos a entrar com promoção de inverno antes do previsto e tudo que está chegando na loja já é um pré-lançamento do que será usado no verão. Quem vem até a loja, já vem procurar tendências novas de verão e pode também já aproveitar as promoções de inverno”, explica Alessandra Lima, sócia proprietária da loja Belíssima.

É fácil também encontrar pedestres com roupas mais leves, trajes que são mais comuns na primavera e verão. A apucaranense e dona de casa Jessica Viviane Belini, de 31 anos, está contente com o clima atípico para a época. “Es estou amando o clima assim eu prefiro o calor, do que o inverno. As crianças ficam menos doentes, não está aquele calorão, mesmo com o tempo mais seco, prefiro assim, sem frio, com dias mais frescos”, comentou. 

O meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) Reinaldo Kneib confirmou que o veranico, que é mais comum a partir da segunda semana de agosto, adiantou e que no mês que vem pode ser que o frio apareça. “Agosto promete mais frio que julho, nas primeiras semanas do mês, mas não será um frio rigoroso. Estamos ainda estudando para entender o porquê das massas mais geladas não estão conseguindo avançar para o sul do Estado. O ar quente que vem do centro oeste da Amazônia está chegando com mais facilidade e com o tempo seco, o sol predomina e o clima fica assim, mais quente. O veranico que era para chegar somente em agosto, já está acontecendo”, detalha. 

Ainda de acordo com o meteorologista, a última chuva significativa foi registrada em Apucarana em 17 de junho, quando choveu 17,2 milímetros, ou seja, mais de um mês atrás. 

Segundo ele, além da falta de chuva, a temperatura está quatro graus mais elevada em julho deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. “Em julho do ano passado, a temperatura média era de 15,3º C, agora é de 19,4º C, ou seja quatro graus a mais do que no ano passado. A chuva prevista para o final do mês e começo de agosto ainda não será suficiente e o tempo volta a ficar seco, com umidade baixa, então é preciso que as pessoas se protejam do sol e se hidratem”, aconselha.