CIDADES

min de leitura - #

Médico cria game sobre ‘sono saudável’

Da Redação

| Edição de 29 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022
Imagem descritiva da notícia Médico cria game sobre ‘sono saudável’

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Entre uma cirurgia e outra, o otorrinolaringologista Fernando Mariano, natural de Arapongas, concluiu em março deste ano a criação de um game gratuito para disseminar hábitos saudáveis do sono para as crianças. O aplicativo criado pelo médico se chama “Hey, Roncabilly! - O game do sono saudável”, uma mistura de roncar com rockabilly, estilo musical do músico Elvis Presley. 

Imagem ilustrativa da imagem Médico cria game sobre ‘sono saudável’

Inspirado em seus filhos, já que um gosta de música e o outro de gibis, Fernando conta que quando lia histórias em quadrinhos para eles percebeu muitas tirinhas com personagens roncando. “Sempre me perguntei se as crianças que estivessem lendo os gibis saberiam que roncar é algo errado, um problema de saúde. Assim, surgiu a ideia de criar um jogo educativo para divulgar informações relevantes sobre o sono para as crianças”, recorda. 

Imagem ilustrativa da imagem Médico cria game sobre ‘sono saudável’


Fernando saiu cedo de Arapongas para estudar medicina e sua principal área de atuação e interesse na Otorrinolaringologia e Medicina do Sono é o estudo do Ronco e Apneia do Sono. “Tive a oportunidade de realizar um sonho, o projeto social lúdico que é o game, produzido com recursos próprios e disponível gratuitamente no Googleplay, AppleStore e online desde março deste ano”, acrescenta. 
Feito em três versões, inglês, português e espanhol, o objetivo do game é servir de ferramenta para que os pais, responsáveis e professores possam discutir com as crianças a importância do dormir bem para o aprendizado e esportes, lidando com a interferência de tecnologias e videogame no sono.
Fernando conta que alguns colegas médicos estrangeiros se interessaram para utilizar a ferramenta em seus próprios países. “Quando participei de um congresso nos Estados Unidos em março e apresentei informalmente para eles, colegas latino-americanos (Peru, Bolívia e Chile) se interessaram pelo game para usar com seus pacientes, além de uma gamer inglesa ter testado e aprovado”, conta. 
A Prefeitura de Quatro Barras, cidade da região metropolitana de Curitiba, por intermédio de Leila Busnardo, secretária municipal de Educação, utiliza o game educativo em algumas escolas. 
O médico foi ainda mais longe e o game também faz parte da educação dos alunos do Centro Educacional Marista, mantido pelo grupo Marista e voltado para famílias de baixa renda. “As crianças interagiram no laboratório de informática da escola. Outras escolas particulares de Curitiba estão interessadas. O esportista e campeão mundial de UFC Wanderlei Silva apoia o projeto, por perceber que o sono é essencial também para uma performance máxima no esporte”, complementa. 

TRAJETÓRIA
O médico Fernando Mariano, atualmente radicado em Curitiba, viveu até os 17 anos em Arapongas, quando transferiu residência para a capital, onde fez faculdade de Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A família de Fernando continua morando em Arapongas