CIDADES

min de leitura - #

Modernização da iluminação pública chega às ruas do ‘Adriano Correia’

Da Redação

| Edição de 24 de maio de 2022 | Atualizado em 24 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Modernização da iluminação pública chega às ruas do ‘Adriano Correia’

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Depois da região da Barra Funda, os serviços de modernização da iluminação pública chegaram ontem (24) no Núcleo Habitacional Adriano Correia, na zona sul de Apucarana. Trata-se de uma reivindicação antiga dos moradores do bairro que há muitos anos reclamavam do sistema de iluminação pública, considerado obsoleto e precário.

“Dentro deste pacote de quase R$7 milhões de investimentos na modernização da iluminação de diversos bairros, chegou a vez do Adriano Correia”, anunciou ontem o prefeito Junior da Femac. Segundo ele, serão substituídas todas as antigas luminárias, por outras mais eficientes de padrão LED.

Segundo o engenheiro eletricista, Lafayete Luz, responsável pelos projetos e que coordena os serviços de modernização da iluminação pública de Apucarana, os trabalhos devem durar 10 dias no bairro. “Vamos trocar as arcaicas luminárias de vapor de mercúrio e vapor de sódio de 70 whatts do bairro, por luminárias de LED com potência de 100 watts”, informa o engenheiro, acrescentando que 180 luminárias antigas serão substituídas.

Segundo Lafayete Luz, o ganho de iluminação será bastante significativo. “As luminárias de LED vão valorizar os imóveis e garantir mais segurança a todos, com uma sensível melhora na luminosidade”, explica o engenheiro, acrescentando ainda que os dois acessos ao bairro, a Rua Serra do Cadeado (paralela à rodovia) e a Avenida Serra da Mantiqueira irão dispor de luminária de LED, com potência de 180 watts.

Os trabalhos integram a nova etapa de modernização do sistema de iluminação pública de Apucarana, que engloba a substituição de 4.105 luminárias antigas por novas em LED em um investimento público na ordem de R$6,78 milhões.

“Iniciamos pela Barra Funda e vamos chegar a outros 11 bairros, três distritos, parques industriais, avenidas, estradas, Vila Rural Nova Ukrânia, entre outras regiões”, revela o prefeito Júnior da Femac, salientando que os recursos são oriundos da Cosip – Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública.

O prefeito assinala que o investimento foi licitado e trata-se da continuidade de um “projeto de cidade” que teve início com o ex-prefeito Beto Preto com a modernização em 2016 de 5 mil pontos de iluminação pública. “No início do ano passado, já dentro de minha gestão, foi concluída uma segunda etapa com a modernização de outros 5,5 mil pontos e agora seguimos com este novo projeto, que vai substituir outras 4.105 luminárias por novas em LED”, contextualiza o prefeito.


Projeto inclui série de melhorias na saída para LondrinaO contrato em vigência também contempla a execução de um grande projeto de iluminação da saída de Apucarana para Londrina, com a implantação de postes com iluminação LED no canteiro central, em trecho da Avenida Brasil (BR-369) até a divisa com Arapongas, além de um sistema exclusivo de iluminação para os 2,7 quilômetros na ciclovia, além da luminárias de LED as avenidas marginais Zilda Seixas Amaral e Francisco Kitano.