CIDADES

min de leitura - #

Moradores se unem e ‘adotam’ praça em Arapongas

Fernanda Neme

| Edição de 31 de dezembro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quem passa pela primeira vez pela colorida e agitada praça do Conjunto Centauro em Arapongas nem imagina como o local era há dois meses. Hoje o lugar é cheio de crianças e famílias, em meio ao cenário iluminado, repleto de flores, brinquedos, bancos e decorações temáticas.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores se unem e ‘adotam’ praça  em Arapongas

Essa realidade mudou graças aos moradores da região, que se uniram para aumentar a qualidade de vida e melhorar o paisagismo da praça. “Era só grama e árvore. O local estava abandonado e resolvemos, em prol de nossas crianças, adotar a praça”, recorda Levi Xavier, 40 anos, diretor da Associação de Moradores do Conjunto Centauro e morador do local há 9.

Levi procurou algumas ideias na internet, mas foi com ajuda dos vizinhos que a praça ganhou vida e foi reinaugurada no dia 20 de dezembro. As crianças pintaram os banquinhos feito com pneus doados, outros moradores plantaram flores, pintaram objetos e decoraram. “Cada banco leva o nome da criança que ajudou na restauração”, explica.

Além dos bancos, uma mesa também foi construída no local para acolher trabalhadores da região. “Algumas pessoas vinham almoçar no ponto de ônibus. Não achava que era um lugar adequado. Por isso, resolvemos fazer esse espaço especial para quem trabalha por aqui”, ressalta.

A costureira aposentada Solange Souza Gardini, 51 anos, vive há 30 no conjunto e colaborou de forma significativa com o plantio das mudas doadas pela Secretaria do Meio Ambiente de Arapongas e por vizinhos. “Nesses anos nunca tinha visto essa praça tão linda. Era um sonho antigo de muitos moradores que se realizou neste fim de ano”, comemora.

Já o segurança aposentado José Henrique, 88 anos, não pode ajudar na parte pesada por causa de problemas de saúde, ele agora ajuda a cuidar da praça. “Todo mundo tem que fazer sua parte e isso é o que eu posso fazer por essas pessoas tão queridas que moram aqui”, conta.

Em Apucarana, casal assume parque

Em Apucarana, uma ação semelhante devolveu uma o Parque São Francisco de Assis para devotos e também turistas. Por trás da paisagem bem cuidada está o casal Otília Brizola, 61 anos, e Getúlio Teixeira, 68 anos. Há 12 anos, os aposentados com ajuda dos moradores da região do Biguaçu, onde o parque está localizado, resolveram mudar a realidade do local.

“Era um local abandonado e cheio de lixo. Conversei com a comunidade e surgiu o projeto para a criação do parque”, recorda Otília, que é coordenadora da Diaconia São Francisco de Assis.

Após alguns anos de luta, a aposentada, que não mora na região do parque, conta que foi construída a calçada e os brinquedos infantis foram implantados no local. Há 8 anos, Getúlio foi contratado pela prefeitura para cuidar do local, mas Otília trabalha como voluntária e auxilia o esposo no que precisar. “Ele roça, pega lixo e cuida da parte de segurança do parque. Eu cuido mais da decoração e plantio de mudas”, observa a aposentada.

Neste período em o casal cuida do parque, os aposentados receberam doações, como a madeira para a construção da réplica de São Francisco de Assis, a máquina de lavar roupa que foi feita o poço decorativo e também uma imagem do santo de 3 metros de altura. No entanto, Otília não esconde que ela e o marido já fizeram compras com o próprio dinheiro por amor ao local. “Aqui é nossa segunda casa e um orgulho para nós”, ressalta.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores se unem e ‘adotam’ praça  em Arapongas