CIDADES

3min de leitura - #

Número de homicídios cai 29% no Vale

Adriana Savicki

| Edição de 12 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.


O número de homicídios dolosos (com intenção de matar) reduziu 29,4% no Vale do Ivaí no período de janeiro a setembro de 2018, comparado com o mesmo período do ano anterior. Os dados constam em relatório divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Na região, a queda foi mais acentuada que no estado, cuja redução média foi de 13,4%.
Foram registrados 24 homicídios neste em 11 dos 26 municípios da área da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana (SDP) no período, contra 34 em 2017 (ver quadro nesta página). Na região, a queda mais acentuada foi registrada em Apucarana. O maior município da SDP registrou apenas um homicídio doloso contra 8 no mesmo período do ano passado. A queda é de 87,5% no número de casos.


O delegado chefe da 17ª SDP, José Aparecido Jacovós, lembra que o município ficou 11 meses sem registrar nenhum assassinato. “Para uma população de 136 mil pessoas o índice deste ano é um dos menores índices do Brasil”, comenta.
Segundo o delegado, a queda na criminalidade é reflexo de um trabalho conjunto entre as forças de segurança que vem sendo desenvolvido nos últimos anos. “Nos últimos 05 anos, em conjunto com a Polícia Militar, priorizamos o combate ao tráfico de drogas, o principal crime responsável pela incidência em todos os demais crimes”, comenta.
Outro município da região que registrou queda significativa de casos foi Mauá da Serra. O município contabilizou sete homicídios nos três primeiros trimestres do ano passado e três em 2018, queda de 57%.
O relatório da Sesp também contabiliza os crimes de latrocínio (quando a morte ocorre em assaltos) e lesões corporais seguidas de morte. A região também registrou menos mortes nestas duas categorias. O número de latrocínios registrou queda de 75%, passando de 4 para 3 casos e o de mortes por lesão reduziram 66%, passando de 3 para 1 caso.
De janeiro a setembro deste ano, Faxinal foi o município que mais registrou homicídios dolosos (4), seguido de Ivaiporã (3), Mauá da Serra (3) e São Pedro do Ivaí (3). 
Em todo Paraná, segundo dados da Sesp, foram 227 homicídios a menos em todo o Estado se comparado os três primeiros trimestres de cada ano (em 2017 foram 1.691 registros, contra 1.464 em 2018). 
Dos 399 municípios do Paraná, 43% (172) não registraram homicídios de janeiro a setembro deste ano, e 29,5% (118) registraram apenas um ou dois homicídios no período.

Melhor índice dos últimos 11 anos
Para o secretário estadual da Segurança Pública, Julio Reis, um dos motivos desta importante redução criminal é a integração entre todas as forças de segurança do Estado. Segundo ele, um conjunto de fatores desde policiamento ostensivo mais eficiente, a Polícia Militar atuando com muito mais ênfase até o aperfeiçoamento no trabalho de investigação que é realizado pela Polícia Civil, fez com que este número de homicídios tivesse esta importante redução que está levando o Estado a ter o menor número de homicídios dos últimos 11 anos. “Esta sinergia entre as instituições, PM, PC e Científica, tem dado excelente resultado aqui no Paraná”, afirmou o secretário.
De acordo com o relatório de crimes relativos a mortes elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape), a 20ª Área Integrada de Segurança Pública, com sede em Londrina, foi a que registrou maior redução em todo o Estado -- 55,6% (foram 115 homicídios de janeiro a setembro de 2017, contra 51 casos durante o mesmo período neste ano).
A tendência de queda também pode ser analisada nas regiões de Cascavel (-36,2%), Apucarana (-29,4%), Francisco Beltrão (-28,5%), União da Vitória (-26,6%), Toledo (-25,5%) e Rolândia (-21,8%). No Litoral do Estado, houve aumento de 5% no número de homicídios. Foram registrados quatro homicídios a mais.

VEJA MAIS