CIDADES

min de leitura - #

Em três anos, Cemsa resgatou 2,2 mil animais em Apucarana

Da Redação

| Edição de 26 de abril de 2024 | Atualizado em 26 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Em três anos, Cemsa resgatou 2,2 mil animais em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Idealizado em abril de 2021 pelo prefeito Júnior da Femac no âmbito da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), cenário onde aumentaram os casos de abandono de animais, o Centro Municipal de Saúde Animal da Prefeitura de Apucarana (Cemsa) completou três anos com resultados que o tornaram referência no Paraná. 

Estruturado nas instalações do então canil municipal como um centro médico-veterinário público voltado a animais abandonados, além de tutela de animais para adoção, castração gratuita de cães e gatos de famílias de baixa-renda e resgatados da rua, através do Programa Mais Vida Animal o Cemsa também garante repasse mensal de ração a protetores independentes e socorro veterinário a animais em situação de abandono vítimas de acidentes ou maus-tratos. “Nestes três anos, além de 3.506 castrações, o programa realizou ainda 2.280 resgates e repasse gratuito de 67.885 quilos de rações a protetores independentes”, revela o coordenador do centro, médico-veterinário João Pedro Correa, durante evento que celebrou os três anos de atividade do local.

Presente no evento, o prefeito Júnior da Femac salienta que no período foram investidos cerca de R$1,5 milhão. “Hoje, ao completar três anos, Apucarana dispõe de um dos maiores programas do Paraná direcionado à causa animal”, disse o prefeito Júnior da Femac.

De acordo com ele, além dos investimentos da administração, o sucesso da iniciativa é fruto de parceria e união entre os poderes Executivo e Legislativo Municipal, protetores independentes e equipe do Cemsa, que conta com 11 servidores, entre médicos-veterinários, assistentes administrativos, serviços gerais e resgatistas. “Manter uma estrutura de referência como esta não é tarefa fácil e o sucesso do Cemsa é resultado de um trabalho integrado”, reforçou o prefeito.

Em nome das protetoras independentes beneficiadas pelo Cemsa, Vanuza de Oliveira disse que o programa tem dado todo respaldo necessário. “Trabalho há mais de 20 anos na causa animal, ajudando a retirar mais de 7 mil animais das ruas, e posso afirmar que nos últimos três anos, a partir do Cemsa, temos tido muito mais apoio por parte do poder público municipal. Agradecemos ao prefeito Júnior da Femac por este programa, que tem ajudado muito”, disse ela, que integra a ONG Lar e, atualmente, tutela 119 animais esperando adoção.