CIDADES

min de leitura - #

Pintura da catedral chega à imagem de Nossa S. de Lourdes

Adriana Savicki

| Edição de 20 de março de 2023 | Atualizado em 20 de março de 2023
Imagem descritiva da notícia Pintura da catedral chega à imagem de Nossa S. de Lourdes

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um dos elementos que tornam a Catedral Nossa Senhora de Lourdes de Apucarana única: a imagem da santa instalada na torre principal está sendo pintada. Após décadas, o azul marca o cinto da túnica e o pedestal da imagem.

A cor que simboliza o céu é o destaque que vai colorir a estátua, que segue a imagem original da santa de túnica branca que apareceu na França para a jovem Bernadete Soubirus em 1858. A  imagem finaliza o processo de pintura do prédio da catedral, que passa por uma revitalização iniciada em agosto do ano passado. 

Segundo Ailton Rizo Borges, administrador da obra, a pintura da parte externa já está praticamente finalizada. Ele afirma que o clima chuvoso atrasou o cronograma além do esperado. “A gente trabalha um dia e fica três parados”, afirma, acrescentando que uma última demão de tinta será passada na igreja, que mantém a pintura nas cores originais.

A pintura foi antecedida por um demorado processo de limpeza e recuperação de fissuras nas paredes da Catedral. A primeira fase desse trabalho contou com o uso de hipoclorito de sódio para acabar com fungos e soltar a sujeira. Depois, os operários lavaram as paredes externas com uma máquina de alta pressão. Na sequência, foi passado um líquido preparador para evitar a soltura da tinta. Depois, a Catedral recebeu um fundo emborrachado branco preparatório para o início da pintura, o que deixou a igreja com uma cor branca por um longo período.

Ele acredita que a pintura da santa seja finalizada nesta semana se o clima colaborar. A Catedral Nossa Senhora de Lourdes é a única no Brasil a portar uma santa no topo da sua torre principal e, bem por isso, essa é uma das marcas da igreja. 

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Apucarana, a imagem foi esculpida dentro da nave pelo artista plástico Ângelo Franco Perez e depois levada, em partes, até o alto do campanário em um elevador improvisado. É a escultura de Nossa Senhora mais alta de todo país. O artista morava em Apucarana e também é autor de inúmeras outras obras espalhadas pela cidade.

MAIS OBRAS

A pintura não é a última fase da revitalização estimada em R$ 2 milhões que compreende também melhorias na acessibilidade da igreja, com instalação de rampas e corrimão, reforma da cripta e melhorias na iluminação externa. “A igreja ficará bem iluminada”, afirma Ailton.