CIDADES

min de leitura - #

PM lança operação Reforço Operacional em Apucarana

Cindy Santos

| Edição de 19 de janeiro de 2023 | Atualizado em 19 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia PM lança operação Reforço Operacional em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana deflagrou na tarde de ontem a operação Reforço Operacional. A ação ocorre simultaneamente em todo o Paraná com objetivo de intensificar o policiamento ostensivo, proporcionando maior segurança à comunidade. 

O lançamento  ocorreu às 16 horas, na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, com a presença de autoridades policiais e municipais. De acordo com o tenente-coronel Marcos Facio, comandante do 10º BPM, as ações se estenderão ao longo das próximas semanas, sem data estipulada para terminar. “O foco é coibir crimes, tráfico de drogas, uso irregular de armas e todos os delitos que incomodam a população de bem”, assinala. 

O prefeito, Junior da Femac ressaltou a parceria da PM com as forças de segurança municipais como a Guarda Civil Municipal e os agentes de trânsito que darão apoio às equipes nos próximos dias. “É um trabalho de presença para coibir ocorrências que possam acontecer por esses dias. E isso é muito importante para que a gente tenha segurança, para que todos possam desenvolver suas atividades comerciais, industriais, de lazer e cultura”, ressalta. 

COMÉRCIO

Autoridades que representam o comércio também acompanharam o lançamento da operação. O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderley Faganelo, reforçou o pedido feito à prefeitura e ao comando do batalhão para que a ação seja ostensiva e não pontual. “Essa ação policial é muito importante diante dos fatos que aconteceram em Apucarana que não são agradáveis e que prejudicam as pessoas que investem no comércio da cidade. Isso vem de encontro com o que temos pedido à prefeitura e ao comando do 10º BPM, que é um trabalho ostensivo e não pontual”, assinala.

A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção. recorda que recentemente empresários do comércio solicitaram uma resposta da PM em relação à onda de arrombamentos registrada na primeira semana do ano. “Os comerciantes tiveram muitos problemas, já tivemos com o prefeito e a PM fez uma operação que nos ajudou muito. Agora essa operação a nível estadual mostra que o estado inteiro enfrenta esse problema. E essa ação é fundamental para a segurança da população de forma geral”, destaca. 

A Reforço Operacional ocorre duas semanas após a operação Fecha Quartel, que empregou todo o efetivo da PM nas ruas de Apucarana, após uma onda de arrombamentos no comércio da região central. “A ação deu resultado, fizemos a qualificação de mais de 200 moradores de rua e qualquer um deles que venha cometer um delito, nós temos um banco de dados para fazer o reconhecimento”, afirma o comandante Marcos Facio.