CIDADES

3min de leitura - #

Prefeitura inicia treinamento de agentes de trânsito que vão fiscalizar zona azul

Da redação

| Edição de 20 de março de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

O Instituto de Desenvolvimento, Planejamento e Pesquisa de Apucarana (Iddeplan) deu início ontem a cursos preparatórios dos novos agentes de trânsito que vão fiscalizar a Zona Azul. Foram convocados oito candidatos aprovados em concurso público, mas dois deles não se apresentaram.
O superintendente do Idepplan, Carlos Mendes, explica que o curso online realizado ontem no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tem por objetivo transmitir instruções para a atuação dos agentes nas ruas. “Eles devem ter pleno conhecimento das leis de trânsito e também do teor da Lei Municipal 008/2017, que rege o sistema de estacionamento rotativo de Apucarana, para poder atuar na orientação e fiscalização”, explica Mendes.


Segundo o superintendente, os agentes de trânsito devem estar nas ruas do anel central da cidade, a partir dos primeiros dias do mês de abril. “Eles estarão uniformizados e, a princípio, irão atuar como facilitadores no funcionamento do rotativo”, assinalou.
Atualmente, conforme revela Mendes, existem quarenta e dois estabelecimentos que estão identificados com placas adesivas, que vendem os cartões de estacionamento. “Só no entorno da Praça Rui Barbosa são sete locais de venda dos cartões”, frisa ele.
O Idepplan também já está programando uma visita dos agentes de trânsito a Curitiba, aonde irão conhece r a parte administrativa e também o trabalho dos servidores nas ruas da capital. “O sistema de Curitiba é similar ao de Apucarana, e esse contato in loco é interessante para que os nossos agentes conheçam na prática como funciona no dia a dia e quais situações que podem surgir, bem como as soluções”, avalia Mendes.
Atendendo uma determinação do prefeito Beto Preto, a partir do momento em que os agentes estiverem na ativa, nas vias centrais de Apucarana, eles terão prioridade na fiscalização de vagas de deficientes e de idosos. “Estas vagas devem ser utilizadas pelos cidadãos que têm autorização oficial e isso deve ser respeitado”, frisa ele.
O concurso público foi realizado em junho de 2017. Na época, foram ofertadas quatro vagas para o cargo, que recebeu 525 inscrições. No entanto, a prefeitura dobrou esse número com o intuito de prestar um serviço de maior qualidade. 
Os guardas de trânsito atuarão na fiscalização das 1.827 vagas do Estacionamento Rotativo, que foi municipalizado no começo de 2016 pela prefeitura.

VEJA MAIS