CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura licita pista de caminhada no Jaboti

Renan Vallim

| Edição de 07 de janeiro de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana entrou na reta final do processo de licitação para construir uma nova pista de caminhada no entorno do Lago Jaboti, na região sul da cidade. Anteontem foi realizada a abertura dos envelopes com as cotações de preços das empresas interessadas em realizar a obra. A medida foi comemorada por frequentadores do lago, que já se tornou local tradicional para a prática de atividade física, mas ainda carece de estrutura.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura licita pista de caminhada no Jaboti
p

De acordo com Herivelto Moreno, secretário municipal de Obras, a nova pista irá trazer mais conforto e segurança. “Será uma pista em concreto polido, mais durável e melhor para a corrida. Ela terá em torno de dois quilômetros de extensão e dois metros de largura, com custo de R$ 135 mil”, afirma.

Agora, a prefeitura espera finalizar os procedimentos legais da licitação para contratar a empresa vencedora, que ainda não foi divulgada. “Temos agora que respeitar o período de recursos das empresas envolvidas na licitação e, finalizado esse prazo, fazer então a contratação da empresa vencedora. Isso deve acontecer em torno de 10 dias. Com o contrato assinado, a empresa terá 90 dias para entregar a obra pronta”, ressalta Herivelto.

O secretário de Obras ainda lembra que existe um projeto amplo de reforma no espaço, mas que esbarra na captação de verbas. “Estamos em busca de recursos junto ao Governo Federal para uma grande revitalização do Lago Jaboti, mas ainda não nos foi sinalizada nenhuma liberação de recursos”, afirma.

O professor José Carlos da Silva acha a construção da nova pista de caminhada fundamental. “Sempre que tenho tempo, frequento o Lago Jaboti para caminhar. O problema é que a área ocupada pela pista antiga é muito ruim, cheia de buracos, exigindo que disputemos espaço com os carros no asfalto”, relata.

Ele ressalta ainda que outras melhorias também são necessárias para melhorar a área. “Falta infraestrutura adequada no parque para que as pessoas possam vir com mais tranquilidade. Por exemplo, os banheiros não estão em boas condições e precisam de melhorias. Reformas mais amplas são necessárias”.

Essa é a opinião também da estudante Ana Carolina Borges. “A pista de caminhada realmente estava precisando de uma boa reforma. Está muito esburacada e, em alguns trechos, impossível de utilizar. Também seria importante investir mais na limpeza do lago e do entorno, porque está muito sujo”, avalia.

A falta de limpeza também é uma das críticas feitas pelo representante comercial Alceu Postiço. “Acredito que a nova pista será muito bem-vinda e já será uma grande melhoria para os praticantes de atividade física. Mas o lago ainda precisa de outras melhorias”, destaca.