CIDADES

min de leitura - #

Previsão de temporais coloca Estado em alerta no feriadão

Da Redação

| Edição de 11 de outubro de 2023 | Atualizado em 11 de outubro de 2023
Imagem descritiva da notícia Previsão de temporais coloca Estado em alerta no feriadão

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com previsão de chuva e estradas já afetadas pelos temporais da semana passada, o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida é de alerta nas rodovias do Paraná. Os motoristas que vão sair em viagem devem redobrar atenção e consultar possíveis pontos de interrupção de tráfego. O alerta é do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT), que informou nesta quarta-feira (11) que vários pontos vêm sendo monitorados, e do Simepar, que confirmou a possibilidade de novos temporais.

Segundo o superintendente Regional DNIT Paraná, Hélio Gomes da Silva Júnior, as equipes fazem o monitoramento das encostas e acompanham as informações oficiais sobre a previsão de tempo para a região. O trabalho será feito durante todo o feriado prolongado. Não está descartada a possibilidade de fechamento total ou parcial da BR-277, entre a Curitiba e Paranaguá.

Nesta quarta-feira, a BR-476, entre União da Vitória e Paula Freitas, estava totalmente bloqueada. Outro ponto de interdição é na BR-153, entre General Carneiro e União da Vitória. Perto da Serra do Leão, a pista estava parcialmente interditada na quarta e um novo deslizamento havia sido registrado.

Nas estradas estaduais, há interdição na PR-151, em Jaguariaíva. Houve rompimento total do pavimento na altura do km 214 e o trecho está sendo desviado.

De acordo com o Simepar, novas tempestades devem atingir o Sul do Brasil na madrugada desta quinta-feira (12). O tempo severo será causado pela combinação de uma massa de ar quente e úmido e a passagem de uma frente fria pelo Paraná. Podem ocorrer rajadas de vento fortes, queda eventual de granizo e elevada incidência de trovoadas nas regiões Oeste, Sudoeste, Sul e Centro.

Há potencial para rajadas de vento acima de 70 km/h em todas as regiões, associadas ao deslocamento dos temporais. “Temos uma situação de instabilidade se formando na região Sul do Brasil. A instabilidade se espalha para as demais regiões”, afirmou Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

“Se for viajar, o que não recomendamos por causa das chuvas fortes, consulte as condições pelas concessionárias e canais da PRF, porque nas BRs, há previsão de muita chuva”, completa.

A Copel também já está em nível máximo de alerta para o feriado devido à previsão de novos temporais. Preventivamente, foi realizada uma rodada de inspeção em estruturas e equipamentos acionados durante cheias nas usinas, e estão ocorrendo reuniões de preparação para resposta a eventuais contingências.

A Defesa Civil do Paraná divulgou atualizou na quarta para 38 mil o número de famílias afetadas em todo o Estado pelos temporais. No total, 2.149 pessoas permanecem desalojadas (em casas de amigos ou parentes), enquanto outras 3.577 estão desabrigadas (temporariamente em abrigos públicos) no Parará. Ao todo, 64 municípios registraram algum tipo de impacto decorrente dos temporais.