Onze pessoas morreram e 156 ficaram feridas em 136 acidentes registrados em todo o Estado, durante o feriado prolongado. Os dados foram divulgados ontem pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no balanço da Operação Carnaval, que começou na sexta-feira (25) e terminou anteontem. Entre os acidentes fatais estão dois registrados na BR-376, entre Mauá da Serra e Ortigueira, trecho conhecido como Serra do Cadeado, e que resultaram em quatro mortes.
A PRF também registrou cinco mil flagrantes de imprudência, 500 condutores ou passageiros estavam sem o cinto de segurança, além de 89 ocasiões em que crianças não utilizavam a cadeirinha.
Foram fiscalizadas 18.710 pessoas e 18.293 veículos, com 4.832 infrações registradas pelos policiais, nos cerca de quatro mil quilômetros de rodovias federais no Paraná. Somente em Apucarana, sete casos de embriaguez ao volante foram registrados pela PRF apenas no domingo. Em um dos flagrantes, um motorista ultrapassou a viatura da PRF, que estava parada no sinal vermelho, na Avenida Minas Gerais, trecho urbano na BR-369.
Ainda, foram registradas 715 ultrapassagens proibidas durante o feriado, representando quase cinco flagrantes por hora de operação. Esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal. Nesse feriado, cinco pessoas perderam a vida nesse tipo de acidente.