CIDADES

min de leitura - #

Programa de Hortas Solidárias chega a 15 pontos de Apucarana

Da Redação

| Edição de 24 de junho de 2022 | Atualizado em 24 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Programa de Hortas Solidárias chega a 15 pontos de Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com 15 unidades de produção em diferentes bairros da cidade, o Programa Municipal de Hortas Solidárias iniciou nesta sexta-feira o preparo dos canteiros e o plantio das primeiras mudas de hortaliças na horta que ocupa um terreno de 1,8 mil metros quadrados nos fundos do Centro Social Urbano (CSU), no Parque Bela Vista. A área será cultivada por três famílias moradoras da região, que irão utilizar a produção para consumo próprio, comercialização e ainda doação para entidades.

Neste primeiro momento, os canteiros estão recebendo 200 mudas de alface, 120 de couve, 200 de cebolinha e 50 de salsinha, num trabalho que contou com a participação de estagiários do Colégio Agrícola de Apucarana. A coordenadora do Programa de Hortas Solidárias, Maura Fernandes, observa que o preparo dos canteiros passou a ganhar mais agilidade com a aquisição, por parte da prefeitura, de um motocultivador (tratorito). 

“Temos 15 hortas solidárias na cidade, sendo 8 delas em Unidades Básicas de Saúde e as demais em instituições, incluindo a nossa unidade-piloto, localizada no Espaço Empreender que ocupa uma área do antigo IBC da Vila Nova, de onde é distribuída grande parte das mudas para formação e manutenção das outras hortas”, explica Maura.

Incentivador da iniciativa, o prefeito Junior da Femac destaca que além da área para plantio, as famílias recebem da prefeitura toda assessoria técnica para a produção. “A adubagem dos canteiros, por exemplo, é feita com ajuda da Secretaria da Agricultura, que cede os insumos. O programa está em expansão com total apoio da nossa gestão”, afirma o Junior da Femac. 

O Programa Municipal de Horta Solidária faz parte do Programa Municipal de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf).