CIDADES

min de leitura - #

Programa Família Acolhedora promove curso de capacitação

Da Redação

| Edição de 30 de março de 2022 | Atualizado em 30 de março de 2022
Imagem descritiva da notícia Programa Família Acolhedora promove curso de capacitação

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a capacitação de três famílias, a Secretaria Municipal de Assistência Social retomou nesta semana o Programa Família Acolhedora de Crianças e Adolescentes. O treinamento prossegue até sexta-feira, no Centro Social Urbano, e têm carga horária de 9 horas. Após a capacitação, as famílias estarão aptas a acolher crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos incompletos.

De acordo com a psicóloga Isabella Silveira, que atua no programa, entre os conteúdos da capacitação estão a história do acolhimento no Brasil, Sistema Único de Assistência Social e Política Nacional de Assistência Social, Estatuto da Criança e do Adolescente, atribuições e competências da equipe técnica e da família acolhedora, questões psicológicas e ética e sigilo no acolhimento. 

Isabella explica que o programa ficou paralisado durante a pandemia e as famílias interessadas podem fazer o cadastro de forma presencial no Centro Social Urbano ou pelo portal da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br). “As inscrições são contínuas e podem ser feitas a qualquer momento”, reforça a psicóloga.

De acordo com Isabella, atualmente cerca de 15 crianças e adolescentes aguardam pelo acolhimento. “Podem ser acolhidas uma ou mais, dependendo do perfil da família”, observa a psicóloga, salientando que a equipe do Programa Família Acolhedora conta ainda com a assistente social Josiane Caniato e com a psicóloga Flávia Cristina Maximiano.  O responsável precisa ser maior de idade, residir em Apucarana há mais de dois anos e não estar no Cadastro Nacional de Adoção (CNA)