Uma parceria entre a Unimed e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Apucarana vai ajudar a prevenir o risco de doenças cardiovasculares desde a infância, além de contribuir com o aprendizado dos estudantes através de uma cartilha informativa. O projeto 'Lições para o coração' foi lançado ontem, na sede da associação.
"O projeto consiste no monitoramento de todas as crianças para começar a tratar desde já possíveis doenças cardiovasculares, melhorando a qualidade de vida para elas chegarem saudáveis e conscientizadas na fase adulta. É um projeto para o futuro, começando com a criança", destaca a presidente da Unimed Apucarana, Marly Hirata Figueiredo.

O projeto é coordenado pelo médico cardiologista José Leopoldo de Souza. De acordo com ele, o objetivo é agir nos fatores modificáveis, adotando ações que impeçam o desenvolvimento de doenças. "A ideia é fazer com que as crianças da Apae desenvolvam hábitos saudáveis desde o começo da vida para que tenham noção e comecem a se cuidar desde cedo", reitera.
A diretora da Apae, Izabel Ortega, explica que o projeto foi lançado no encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre 21 a 28 de agosto. "É uma data especial que conta com lançamento de um projeto novo, que nos encheu de esperança e vai nos ajudar a prevenir o futuro das nossos estudantes. Hoje é o nosso sonho e daqui um tempo já surgirão os resultados", comenta.
O presidente da Apae, Luiz Fernando Mattiuzi Lemos, agradeceu a parceria e salientou a importância das colaborações para a manutenção da associação, que atualmente atende 380 estudantes desde a infância até a fase adulta.
"A Unimed é uma das instituições que mais ajudam a Apae. Temos uma ótima parceria, os médicos sempre são muito prestativos e mais uma vez mostraram o carinho que eles têm com a nossa instituição, que é mantida por causa do apoio da comunidade. Se não fosse isso, a Apae estaria em grandes dificuldades", avalia.
CARTILHA
O projeto desenvolvido pela Unimed também conta com uma cartilha elaborada com a intenção de que as mudanças de hábitos. O material foi entregue aos estudantes e professores.
A parceria entre Apae e Unimed já dura mais de 20 anos, por meio do atendimento médico aos alunos dos municípios de sua área de ação. Inicialmente, as consultas foram disponibilizadas em Apucarana, Jandaia do Sul e Califórnia. Em 2018, já contemplam 21 municípios.