CIDADES

min de leitura - #

Promatur retoma caminhadas rurais com novos atrativos em Apucarana

Da Redação

| Edição de 05 de julho de 2022 | Atualizado em 05 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Promatur
retoma caminhadas rurais
com novos atrativos em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A retomada da Caminha Internacional da Juruba, após o período da pandemia, será marcada por diversas novidades. O tradicional evento, que chega à sua 11a edição, terá um percurso de 11 quilômetros em meio à natureza. O roteiro será concluído com almoço rural, missa, música ao vivo, bingo e barracas com produtos da agricultura familiar e artesanato religioso e acontece no próximo dia 17.

De acordo com a secretária de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), Maria Agar, o evento integra o calendário nacional de caminhadas. “Por isso, as inscrições devem ser feitas diretamente no site www.ecobooking.com.br pois a caminhada é divulgada em todo Brasil e até em outros países”, explica Maria Agar, acrescentando que o roteiro é também credenciado junto ao projeto Caminhadas da Natureza do Paraná, Federação Internacional dos Esportes Populares e Anda Brasil.

No momento da inscrição, que é gratuita, a pessoa poderá fazer a opção pelo almoço, no valor de R$ 35. Até o momento, caminhantes de 16 municípios do Paraná já confirmaram a inscrição. “Haverá um ônibus que ficará estacionado em frente da Praça Valmor Santos Giavarina (Praça da Cascata), de onde sairá às 8 horas em direção ao ponto de largada da caminhada, que iniciará às 8h30 nas imediações da mata e da represa do Schimidt”, informa Mário Felipe, coordenador municipal de turismo religioso.

Os caminhantes passarão pelo Parque da Raposa e também terão a oportunidade de contemplar belas paisagens nas estradas do Xaxim e da Juruba. “A chegada acontecerá na Diaconia Nossa Senhora da Saúde, onde haverá a festa da comunidade que, ao mesmo tempo, está sendo organizada para recepcionar os caminhantes”, frisa.

Haverá uma missa na capela da diaconia, seguida pelo almoço e da festa da comunidade. “Os caminhantes que quiserem poderão passar uma tarde agradável no local, ouvindo música ao vivo, participando de um bingo ou adquirindo produtos em barracas que serão montadas por membros da comunidade”, reforça Mário Felipe.

O evento é uma promoção da Promatur, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e o ecobooking.