A aglomeração em bares e lanchonetes e o afrouxamento do respeito as regras de proteção contra o coronavírus, principalmente em relação ao uso da máscara e distanciamento em situações consideradas de lazer, estão chamando a atenção das autoridades de Apucarana e Arapongas.
De acordo com o secretário municipal de Segurança e Trânsito de Arapongas, Paulo Sergio Argati, os estabelecimentos que forem flagrados em desrespeito aos decretos municipais poderão ter a licença cassada. “Nossa fiscalização está nas ruas para fazer valer as medidas de proteção contra a pandemia. A lei que define o fechamento de bares e lanchonetes as 22 horas ainda está em vigor, assim como a proibição de aglomerações e uso da máscara em locais públicos. A população deve continuar fazendo sua parte para evitar a contaminação pela Covid-19. Temos recebido muitas denúncias de locais com aglomeração e apenas neste final de semana, dois estabelecimentos foram fechados pela fiscalização municipal”, disse.
Em Apucarana, o prefeito Júnior da Femac se reuniu ontem com a equipe da Autarquia Municipal de Saúde, setor de fiscalização e o comando da Guarda Civil Municipal para discutir a falta do uso de máscaras pela população nos Parques Jaboti e da Raposa.
Apesar da divulgação de dados que apontam para a estabilização do número de casos do coronavírus na cidade, os protocolos de enfrentamento devem continuar sendo seguidos rigorosamente. “Com muito esforço, conseguimos criar essa conscientização do uso da máscara entre os apucaranenses. No centro da cidade, o equipamento de proteção é usado por cerca de 80%, percentual que diminui um pouco nos bairros. Precisamos continuar focados para venceremos essa luta contra o coronavírus”, reitera Junior da Femac.
Apesar da tendência de estabilização da curva de casos, chamada de platô, Junior da Femac afirma que não é hora de esmorecer. “Sei que as pessoas estão cansadas, pois já são mais de seis meses de pandemia no Brasil. Mas não é hora de relaxar ou de fazer festa. O momento é manter tudo aquilo que estamos fazendo. A conscientização sobre os protocolos, especialmente o uso da máscara, está fazendo e vai continuar fazendo a diferença em Apucarana”, frisa Junior da Femac.
(COLABOROU CINDY SANTOS)