CIDADES

3min de leitura - #

Retomada de obras aquece setor de construção civil na região

Renan Vallim

| Edição de 22 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.


A retomada de grandes obras de infraestrutura na região deve movimentar o mercado de trabalho no setor de construção civil nas próximas semanas. A expectativa é de que até 400 novas vagas de emprego sejam criadas com as novas empresas assumindo a construção do Residencial Fariz Gebrim, em Apucarana, e a duplicação da BR-376, em Marilândia do Sul e Mauá da Serra.


As novas empresas estão em processo de instalação nas duas obras. Entre os municípios de Marilândia do Sul e Mauá da Serra, a Construtora Serveng, de São Paulo, já está em processo de contratação de profissionais para retomar a duplicação daquele trecho da BR-376. As obras eram desenvolvidas pela empreiteira Andrade Gutierrez que, de acordo com a concessionária CCR RodoNorte, paralisou as atividades no início de março. No pico da obra, a expectativa é de que 200 a 300 empregos sejam criados.
São dois trechos em questão, que somam 14 quilômetros, sendo quatro entre Marilândia do Sul e Mauá da Serra, e o restante entre Mauá da Serra e o início da Serra do Cadeado, que já é duplicada. A obra na frente de Marilândia do Sul foi iniciada em março de 2017. Cerca de três meses depois, foi iniciada a duplicação na frente de Mauá da Serra. 
O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho (PV), comemorou a retomada das obras. “É muito importante que a duplicação comece novamente a andar, não apenas para os municípios envolvidos, mas também para toda a região, que irá se beneficiar muito da criação de até 300 empregos”, destaca.
Ele ainda aguarda a retomada de outro trecho, que envolve a entrada principal da cidade e também o acesso ao distrito de Leão do Norte. Por isso, ainda mais empregos podem ser criados. “A expectativa é bem grande, pois estas obras devem trazer emprego e renda para Marilândia do Sul e cidades vizinhas, além do óbvio benefício da pista duplicada”, ressalta. Parte das contratações foi intermediada com auxílio da prefeitura, que recolheu currículos e inscreveu trabalhadores.
Em Apucarana, a Construtora Expansão, de Maringá, assumiu há cerca de uma semana as obras do Residencial Fariz Gebrim. A edificação de 520 casas estava paralisada há quatorze meses, com 60% do cronograma concluído e cerca de R$ 11 milhões gastos.
A construtora Cantareira, também de Maringá, era a responsável pela obra anteriormente. De acordo com a prefeitura, a empresa enfrentou problemas financeiros que resultaram no atraso das obras. A expectativa é de que a nova empresa contrate, de imediato, 100 profissionais para a obra, priorizando a mão-de-obra local.
A Agência do Trabalhador de Apucarana é um dos órgãos que está intermediando a contratação de trabalhadores nas duas obras. O gerente da unidade, Rodrigo Lievore, afirma que, no caso da duplicação da BR-376, já foram contratados 47 motoristas de veículos pesados através da agência.
“Há a expectativa de que novas vagas sejam anunciadas, tanto da duplicação quanto do ‘Fariz Gebrim’, mas o número de vagas já preenchidas é muito positivo. Mesmo sem novas vagas confirmadas, o movimento na agência já aumentou e nós estamos recolhendo currículos”, diz.

VEJA MAIS