Com a chegada das férias escolares e a temporada de festas de fim de ano é hora de revisar o carro. A medida, que garante a segurança de quem vai viajar, aumenta em até 30% o movimento nas concessionárias e oficinas mecânicas da região.
Romesildo da Silva, técnico de manutenção do Sesc de Ivaiporã é um motorista prevenido. Ele passar o final de ano em São Paulo e ontem levou o carro para concessionária. Segundo ele, a revisão faz parte do planejamento das férias familiares. “Viajo mais tranquilo. É também uma segurança a mais para a família. A gente gasta um pouquinho mais, mas pelo menos é a garantia de uma boa viagem”, enfatiza Romesildo.
Para o gerente de mecânica, Lucas Bovo Rodrigues que atua em uma concessionária em Ivaiporã, verificar as condições do carro é o primeiro item que se deve ter em conta antes de pegar a estrada. Ele faz uma lista do que é verificado durante a revisão. “É verificado o óleo, o filtro, velas, fluido de freio que é fundamental para manter a eficiência na hora de frear. Tão importante, quanto os demais itens, é o radiador para evitar que o carro vire uma chaleira e deixar o motorista e a família na estrada”, comenta Rodrigues.
Ainda conforme Rodrigues são verificados ainda sistema de ignição e injeção e o sistema de suspensão. As setas e faróis também são examinados, pois dão multas pesadas se estiverem queimadas. A revisão também avalia alinhamento e balanceamento dos pneus, que garantem a estabilidade do veículo. “É importante para não correr risco e nem colocar a vida de outros em perigo”, assinala Rodrigues.
De acordo com o diretor de uma concessionária da Chevrolet com lojas em Apucarana e Ivaiporã, Armando Boscardin, a recomendação é que as revisões sejam feitas periodicamente, não só neste período de festas.
“As vantagens de ter o carro revisado periodicamente é a segurança. Além disso, o custo de manutenção é mais baixo, porque na hora que começa o desgaste de uma peça ela já é substituída e não desgasta as demais”, assinala Boscardin.
Mecânico responsável da concessionária Volkswagem de Apucarana, José Carlos Mendes, destaca que o ideal é levar o carro para oficina dentro da programação prevista pela montadora. “No nosso caso, a indicação é para cada 10 mil quilômetros ou um ano, caso o veículo não rode tanto”, comenta. Segundo ele, por conta das festas, a demanda por atendimento tem crescido entre 20% a 30%. (COLABOROU ADRIANA SAVICKI)
Dica é se antecipar
Para evitar aborrecimentos e atropelos, marque a revisão com antecedência, pois como a época é concorrida você pode não encontrar horários disponíveis. Além disso, se houver necessidade de substituição de alguma peça do automóvel, isso pode demandar mais tempo do que você imagina.
Automóveis que só rodam nas cidades grandes têm um desgaste mais rápido de várias peças, em função da maior troca de marchas, lombadas, buracos, etc. Por isso a troca de óleo, entre outros itens, pode ser necessária antes da quilometragem indicada pelo fabricante.
Itens de segurança como estepe, macaco e triangulo de sinalização também não devem ser esquecidos, bem como o bom funcionamento do limpador de para-brisa.