CIDADES

min de leitura - #

Revitalização vai transformar rua em shopping a céu aberto

Adriana Savicki

| Edição de 29 de novembro de 2022 | Atualizado em 29 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Revitalização vai transformar rua em shopping a céu aberto

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma nova identidade visual e conceitual vai tornar a Rua Ponta Grossa, ponto tradicional do comércio de Apucarana, em um espécie de shopping a céu aberto, com novas fachadas nas lojas, iluminação rebaixada, floreiras e até bancos de descanso com direito a carregador de celular e wifi. Todos esses detalhes fazem parte do projeto de revitalização da rua, obra contemplada no “Programa de Revitalização de Espaços Comerciais”, que foi apresentado ontem em jantar no Country Club.

O projeto - finalizado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) - foi apresentado pelo prefeito Junior da Femac. Também participaram da solenidade o vice-governador e presidente da Fecomercio, Darci Piana e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes. Prefeitura, Fecomércio e Sebrae são entidades parceiras na iniciativa, junto com o Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), representado pela sua presidente, a empresária Aída Assunção. 

O projeto será desenvolvido no espaço compreendido entre as ruas Miguel Simeão e Galdino Gluck, onde estão instaladas cerca de 150 empresas. Junior da Femac lembra que o Município já fez intervenções em outras vias, como na Rua Oswaldo Cruz, que ao longo do tempo naturalmente se transformou numa via gastronômica. “Instalamos ao longo da via 194 postes republicanos, o que garantiu uma iluminação diferenciada e um novo impacto visual”, exemplifica o prefeito, destacando a importância do comércio da Rua Ponta Grossa.

O ponto inicial do processo de revitalização foi a elaboração de um diagnóstico pelo Sebrae, que norteou o projeto a ser executado. O estudo apresenta um indicativo de ações físicas, tais como melhorias nas calçadas, iluminação, entre outros que serão realizadas pela prefeitura. O programa tem um investimento previsto de cerca R$ 2,3 milhões. A proposta é licitar as melhorias  no início de 2023. 

O programa de revitalização de ruas é desenvolvido há 13 anos pelo Sebrae e a Fecomércio. O presidente da Fecomércio, Darci Piana, destaca as parcerias que vão viabilizar as mudanças. “A Prefeitura de Apucarana abraçou esse projeto desde o início. A Rua Ponta Grossa é uma rua que vem desde a formação da cidade e que ficou antiquada, envelheceu e, por isso será revitalizada”, comenta.

Ele destaca, entretanto, que a melhoria não é apenas física. Sebrae e Senac vão atuar na capacitação e treinamento de empresários e também vendedores. “Não é apenas uma melhoria da rua, mas de gestão, de melhoria de atendimento, de novas formas de levar o negócio”, comenta. 

A empresária Aída Assunção complementa que o programa envolve também uma identificação dos empresários com a proposta.  “Além de informar, a finalidade em promover esse encontro é envolver os comerciantes nesse projeto, porque são eles os grandes responsáveis, ao final das contas, em dar vida a essa proposta”, ressalta Aída.

Um dos idealizadores do projeto, o ex-prefeito e secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, mandou um vídeo gravado cumprimentando a parceria. “Revitalização vai impulsionar o comércio da via e atrair mais visitantes, mais empregos”, disse.