CIDADES

3min de leitura - #

Richa autoriza desapropriações do Contorno de Arapongas

Renan Vallim

| Edição de 18 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Sergio Onofre (PSC), esteve reunido anteontem com o governador, Beto Richa (PSDB), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Na pauta do encontro foi discutida a construção do Contorno Leste de Arapongas, que teve o projeto finalizado nos últimos meses. De acordo com o prefeito, o governador se comprometeu a, na próxima semana, assinar um decreto autorizando a concessionária responsável pelo trecho a iniciar a desapropriação das áreas por onde o desvio passará.

“É muito importante esta nossa parceria junto ao Governo do Estado. Essa obra, assim como todas as outras, trará benefícios à toda a população. Desde o início do mandato, estamos trabalhando incansavelmente para que Arapongas continue a progredir, contando sempre com grandes apoios, como o do Governo do Estado”, disse o prefeito.
A construção da nova rodovia será feita pela concessionária Viapar, que possui a responsabilidade de administrar o trecho. A obra, prevista no contrato de concessão, teve o projeto final encerrado recentemente, sendo aprovado pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR). Agora, a próxima etapa é a desapropriação dos terrenos por onde a pista irá passar.
“Só com o decreto do governador é que a Viapar vai poder iniciar as negociações para a desapropriação das terras junto aos seus proprietários. Este decreto deve ser assinado já na próxima semana e, finalizadas as desapropriações, a concessionária já poderá iniciar a obra. A empresa que agilizar o máximo possível este processo e iniciar a construção já neste primeiro semestre de 2018”, afirmou o prefeito.
A obra é orçada em R$ 120 milhões e será custeada pela própria concessionária. A pista deverá ter 10,4 quilômetros de extensão, com cinco interligações rodoviárias: duas interligações com o atual trajeto da BR-369, que marcam o início e o fim do novo trecho, além de três interligações ao longo da nova pista, que servirão como novas entradas da cidade, nas ruas Pica-Pau Vermelho, Buriti do Campo e Siriema.
O início da pista será no quilômetro 189 mais 600 metros da BR-369, que fica a cerca de 1,2 quilômetro do marco do Trópico de Capricórnio, em direção ao centro da cidade. Já o fim dela fica no quilômetro 179 mais 900 metros, que fica 350 metros antes do pavilhão da Expoara.
“Esta é uma obra muito aguardada pela população, porque irá retirar do centro da cidade todo aquele tráfego de caminhões da Avenida Maracanã. Vai facilitar muito a vida de quem tem que cruzar a avenida, trazendo mais fluidez e segurança para o trânsito”, ressalta o prefeito.
Participaram também da reunião os deputados estaduais Ratinho Jr. (PSC) e Pedro Lupion (DEM), além do diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal e representantes do deputado Tiago Amaral (PSB).

PARQUE
Durante o encontro, o prefeito Sérgio Onofre garantiu mais R$ 500 mil do governo do estado para reforma do Parque dos Pássaros. Segundo o prefeito, a prefeitura vai entrar com uma contrapartida de 10% do valor do recurso. “Para receber o recurso, temos que elaborar o projeto, o que será feito até fevereiro”, anuncia o prefeito.
Localizado na área central da cidade, o Parque dos Pássaros é um dos principais cartões postais da cidade.
No ano passado, a prefeitura já iniciou algumas melhorias no local, com implantação de câmeras de segurança e oferta de sinal de internet gratuito.

VEJA MAIS