CIDADES

min de leitura - #

Risco de desabastecimento de água atinge 7 cidades da região

Renan Vallim

| Edição de 25 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de municípios do Vale do Ivaí em alerta por conta da falta de chuvas subiu para sete. Com nível dos mananciais em situação crítica, essas cidades correm risco de desabastecimento de água. Na semana passada, eram quatro nessa situação. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alerta para necessidade de uso consciente dos recursos hídricos.

Na última semana, a Sanepar informou que acompanhava de perto a situação dos municípios de Jandaia do Sul, Lunardelli, Godoy Moreira e São João do Ivaí. Agora, entraram na lista as cidades de Borrazópolis, Califórnia e São Pedro do Ivaí. A situação mais complicada continua sendo a de Jandaia do Sul, já que o rio Marumbizinho, que abastece a maior parte da cidade, continua com menos de 30% do volume de água normal.

“Com o passar dos dias, a situação vai ficando mais crítica e, com isso, mais municípios vão tendo problemas. Infelizmente, não registramos chuvas nos últimos dias e, com isso, não houve a ‘recarga’ dos lençóis freáticos, que são responsáveis por abastecerem tanto os rios superficiais quanto os poços artesianos”, afirma o gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi.

Imagem ilustrativa da imagem Risco de desabastecimento de água atinge 7 cidades da região



No entanto, Jandaia do Sul, que corria o risco de ter um racionamento de água decretado no último final de semana, já apresenta situação um pouco melhor, como afirma o gerente regional. “Depois que divulgamos a situação da captação de água na cidade, os moradores se conscientizaram, fazendo com que o racionamento não fosse necessário, ao menos por agora. É importante que eles continuem evitando o uso indiscriminado da água para que a situação não volte a piorar, já que não há previsão de chuvas significativas na região tão cedo para recuperar a vazão dos rios”.

Anteontem, o município de Borrazópolis registrou falta d’água em pontos mais altos do município, onde a água tem maior dificuldade em chegar. A cidade é abastecida pelo rio Laranja Doce, que também está com nível bem abaixo do normal. Em Califórnia e São Pedro do Ivaí, apesar de não haver situações de desabastecimento, o problema é o mesmo: o baixo nível dos rios Água Seis e Barbacena que, respectivamente, abastecem as duas cidades.

Em Godoy Moreira, a Sanepar realizou trabalhos de verificação e análise do sistema de distribuição. “Fizemos uma extensa varredura nos encanamentos da cidade e descobrimos alguns vazamentos na rede de distribuição, que já foram resolvidos. No entanto, o conserto destes vazamentos não resolve o problema. A população precisa utilizar os recursos de forma consciente, sem desperdícios”, diz Jacovassi.

Em Lunardelli, caminhões-pipa continuam auxiliando no abastecimento da cidade. Já em São João do Ivaí, um poço foi colocado para funcionar às pressas e tem suprido a demanda da cidade. Em Apucarana, maior município da região, a situação não é grave, apesar da queda na captação. “Os pontos mais afetados em Apucarana são os poços artesianos no Pirapó, Adriano Correia e Vila Reis, que caíram de produção e estão sendo recompostos pelo reservatório central. O poço do Pirapó é o que se encontra em pior situação. Ele está com apenas um terço da vazão normal, que chegava a cerca de 33 m³ por hora”, diz Jacovassi.

 

Estiagem já se estende por 42 dias na região

Não chove há 42 dias na região, de acordo com o Instituto Simepar. A última vez que houve chuvas significativas no Vale do Ivaí foi no dia 12 de junho: 23 milímetros. O acumulado de chuvas ao longo de junho deste ano foi de 41 milímetros, 52% a menos do que a média histórica para o mês, que é de 86 milímetros. Em julho, a média histórica para a região é de 91 milímetros, mas até agora não houve registro de chuva.

De acordo com o instituto, a expectativa é de que as primeiras gotas de chuva da região neste mês sejam registradas apenas na próxima segunda-feira (30), porém deverão ser quase imperceptíveis: a expetativa é de pouco mais de 3 milímetros.