CIDADES

min de leitura - #

UEM aprova curso de bacharelado em Educação Física no campus de Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 12 de abril de 2022 | Atualizado em 12 de abril de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está levando mais um curso de graduação para o campus Vale do Ivaí, localizado em Ivaiporã. A partir do próximo ano, será ofertado bacharelado em Educação Física com ênfase nas áreas da Saúde e do Esporte. O novo curso, que será no período noturno, foi aprovado no final do mês passado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEM. 

Atualmente o campus de Ivaiporã oferta três graduações: licenciatura em História, bacharelado em Serviço Social e licenciatura em Educação Física. Para o aluno Rodrigo Martins de Brito, do quarto ano, que é representante discente do curso de licenciatura em Educação Física, a abertura do bacharelado noturno vai proporcionar que mais pessoas possam realizar o sonho de entrar no ensino superior em uma universidade pública. 

“Com a oferta desse novo curso muitas pessoas vão poder atuar em uma das áreas mais promissoras e rentáveis da Educação Física”, afirma.

O bacharelado em Educação Física é dividido em duas etapas, a de núcleo comum, destinada ao conhecimento global do corpo humano, do movimento e da cultura corporal, e o núcleo específico com foco na atuação em equipes multidisciplinares da saúde e do esporte, mercado em franca expansão no país e com remuneração acima da média. A diferença entre os cursos de licenciatura e bacharelado está no objetivo da formação. Enquanto a licenciatura prepara o profissional para ministrar aulas e é mais voltada aos magistério, o segundo é voltado para a execução das atividades profissionais.

Segundo o professor Eduard Bendrath, chefe do departamento de Ciências do Movimento Humano da UEM, a abertura desse novo curso vem reforçar o comprometimento da universidade com Ivaiporã e região. “É um curso atualizado com as demandas de mercado e voltado para a formação de profissionais altamente especializados”, destacou Bendrath, que lembra ainda que o curso com oferta de aulas noturnas era uma demanda há muito solicitada pela população da região.

Bendrath destaca ainda o apoio da Prefeitura de Ivaiporã na aprovação do novo curso. As aulas práticas serão ministradas no Ginásio de Esportes Leovegildo Barbosa Ferraz e no Estádio Manoel Fernandes Silva, conhecidos como complexo esportivo UEM/Sapecadão.

A previsão é que o próximo vestibular da UEM, no final do ano, já contemple o acesso ao novo curso em Ivaiporã.