CIDADES

min de leitura - #

UEM entrega obra do campus de Ivaiporã em duas semanas

Ivan Maldonado

| Edição de 01 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


As obras do primeiro bloco didático do Campus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã finalmente serão concluídas.  A previsão de entrega é para os próximos 15 dias. A afirmação é do engenheiro Igor Alexandre Vasconcelos, da empreiteira responsável pela construção, que ontem acompanhou vistorias pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Imagem ilustrativa da imagem UEM entrega obra do campus  de Ivaiporã em duas semanas


A construção do prédio de 1.149 metros quadrado foi iniciada em 2013 e, em razão da crise econômica e problemas com empreiteira, ficou paralisada de 2014 até 2016. Em abril do ano passado a construção foi retomada por uma nova construtora, a um custo de R$ 1,27 milhão, através de recursos a fundo perdido que foi repassado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Conforme o engenheiro Vasconcelos falta muito pouco para a conclusão dos serviços. “Está faltando parte da elétrica, grama e pintura”, afirma. 
O diretor do campus de Ivaiporã, Ricardo Carminato relata que o bloco didático tem onze salas de aula; biblioteca; banheiros com acessibilidade; cozinha; sala de professores; secretaria e administração; e será usado pelos cerca de 350 alunos dos cursos de Assistência Social, Educação Física e História. “Assim como nós, os alunos estão bastante ansiosos para a transferência para o novo prédio. Entregue a obra, a gente prevê uma semana para a mudança”, enfatiza. 
Atualmente o campus da UEM funciona na Praça Independência, no Colégio Estadual Barão do Cerro Azul. Para o diretor, a mudança vai consolidar a universidade no município. “Será um marco, passaremos a ter uma identidade universitária. Vindo para cá à tendência é atingir, o projeto inicial de nove cursos para a região”, assinala Carminato.

BLOCO 2
Em junho, a UEM apresentou o projeto arquitetônico e estrutural no Bloco 2. Os recursos para a construção no valor de R$ 8 milhões se encontra empenhado no Sistema Nacional de Convênios (Siconv). 
O novo bloco didático terá área construída de 4,3 mil metros quadrados com quatro pavimentos e capacidade para 400 pessoas.