As obras do primeiro bloco didático do Campus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã finalmente serão concluídas. A previsão de entrega é para os próximos 15 dias. A afirmação é do engenheiro Igor Alexandre Vasconcelos, da empreiteira responsável pela construção, que ontem acompanhou vistorias pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A construção do prédio de 1.149 metros quadrado foi iniciada em 2013 e, em razão da crise econômica e problemas com empreiteira, ficou paralisada de 2014 até 2016. Em abril do ano passado a construção foi retomada por uma nova construtora, a um custo de R$ 1,27 milhão, através de recursos a fundo perdido que foi repassado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Conforme o engenheiro Vasconcelos falta muito pouco para a conclusão dos serviços. “Está faltando parte da elétrica, grama e pintura”, afirma.
O diretor do campus de Ivaiporã, Ricardo Carminato relata que o bloco didático tem onze salas de aula; biblioteca; banheiros com acessibilidade; cozinha; sala de professores; secretaria e administração; e será usado pelos cerca de 350 alunos dos cursos de Assistência Social, Educação Física e História. “Assim como nós, os alunos estão bastante ansiosos para a transferência para o novo prédio. Entregue a obra, a gente prevê uma semana para a mudança”, enfatiza.
Atualmente o campus da UEM funciona na Praça Independência, no Colégio Estadual Barão do Cerro Azul. Para o diretor, a mudança vai consolidar a universidade no município. “Será um marco, passaremos a ter uma identidade universitária. Vindo para cá à tendência é atingir, o projeto inicial de nove cursos para a região”, assinala Carminato.
BLOCO 2
Em junho, a UEM apresentou o projeto arquitetônico e estrutural no Bloco 2. Os recursos para a construção no valor de R$ 8 milhões se encontra empenhado no Sistema Nacional de Convênios (Siconv).
O novo bloco didático terá área construída de 4,3 mil metros quadrados com quatro pavimentos e capacidade para 400 pessoas.