CIDADES

min de leitura - #

Uso de celular é infração mais comum no trânsito de Arapongas

Cindy Santos

| Edição de 29 de maio de 2023 | Atualizado em 29 de maio de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dirigir utilizando, manuseando ou segurando o celular é o tipo de infração de trânsito mais cometida em Arapongas. No ano passado, foram 1.447 multas aplicadas - o equivalente a 4 por dia, em média, contra condutores flagrados nesse tipo de situação que coloca em risco a vida de todos os usuários.

Os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), que envolvem também multas lavradas nas rodovias,  correspondem a 16,37 % do total de infrações registradas no acumulado de 2022 quando houve 8.836 registros. Segundo o secretário da pasta, Paulo Sergio Argati, a segunda infração mais cometida é estacionar em local proibido pela sinalização (1.233) e fazer conversão em local proibido (992). 

Secretário da pasta, Paulo Sergio Argati, acredita que as infrações de trânsito ocorram por uma falha na conduta dos motoristas que insistem em desrespeitar as leis de trânsito. “A cultura do cidadão está a quem, por isso estamos investindo nas nossas crianças, pois elas serão os cidadãos que vão dirigir no futuro”, diz o secretário ressaltando os trabalhos desenvolvidos na Escolinha de Trânsito, que funciona em parceria com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Sestran, simula uma “minicidade”, com ruas, semáforos e sinalização.

A escolinha fica na sede da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Lá os estudantes têm à disposição carrinhos elétricos e bicicletas para aprender sobre as regras de trânsito, simulando situações como motoristas, pedestres, ciclistas e até pessoas com deficiência física. “A gente espera que com tempo o perfil dos condutores mude gradativamente”, ressalta Argati. 

QUEDA

O número de infrações de trânsito caiu 71,5% no primeiro quadrimestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Foram 3.769 multas no ano passado contra 1.072 neste ano. Conforme o secretário, o município conta com 82 agentes que fiscalizam a conduta dos motoristas no trânsito. “Tem que haver a educação, fiscalização e a punição. Se a pessoa erra a punição é salutar para não insistir no erro”, comenta.

SEMANA 

No último sábado (27), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) realizou o encerramento da campanha de trânsito “Maio Amarelo 2023”. O ato ocorreu em parceria com a Guarda Municipal de Arapongas (GMA), Polícia Militar, Moto Clube Rancheiros e o grupo Renault Aravel de Arapongas. Em uma blitz educativa, motoristas e motociclistas foram orientados ao longo do dia .