ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

Eficiência e eficácia: a diferença

Da Redação

| Edição de 17 de janeiro de 2023 | Atualizado em 17 de janeiro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Eficiência: palavra usada sem grande conhecimento de seu significado. Eficiência é a capacidade de realizar uma tarefa ou processo de modo rápido e sem desperdício de recursos. 

É medida pela relação entre o resultado obtido e os recursos utilizados para alcançá-lo. Uma máquina capaz de produzir muitas unidades de um produto usando pouca energia é um exemplo de eficiência.

E a eficácia? O que vem a ser? É o mesmo que eficiência?

Não. Os dois conceitos são diferentes.

Eficácia se refere à capacidade de se alcançar um objetivo ou um resultado desejado. Logo, eficácia é medida pela relação entre o resultado que se alcançou e o objetivo que foi estabelecido. 

Uma campanha publicitária que consegue aumentar as vendas de um produto, por exemplo, é eficaz mesmo não usando os recursos de forma correta, porque conseguiu atingir seu propósito. O mesmo acontece com uma organização ou processo que pode ser eficaz não sendo eficiente, desde que, repito, consiga alcançar seus objetivos.

Guarde bem a diferença. Eficiência tem relação com o uso de recursos enquanto e eficácia se refere ao alcance dos objetivos. 

Assim, é fácil entender que chegar à eficiência e à eficácia simultaneamente é o ideal.