COLUNAS

3min de leitura - #

Austeridade

Da Redação

| Edição de 09 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Ao abrir o último curso do ciclo de seminários sobre Início de Mandato - Orientação aos Gestores Municipais, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Durval Amaral, voltou ontem a enfatizar que, especialmente em tempos de crise, como agora, administrar é a arte de dizer não. “Vocês terão que priorizar o que é realmente importante para o município e o seu povo”, enfatizou Durval no encontro, realizado na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), em Curitiba. No total, 1.267 gestores e servidores municipais estão inscritos nos três dias do curso em Curitiba, que se estende até amanhã. O público-alvo do curso são secretários, contadores, pregoeiros, membros de comissões de licitação, procuradores jurídicos e controladores internos, entre outros servidores municipais.

Mudança no PHS O vereador Aroldo Cesar Pagan assume, no próximo dia 16, a presidência do PHS em Arapongas. Ele substitui no cargo o ex-vereador Evangelista Pereira da Silva, o Lita. A cerimônia de posse será realizada na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com a presença do deputado federal Diego Garcia, além de militantes do partido.

Mesma língua O desafio de Pagan será grande à frente do PHS em Arapongas. O partido, que tem quatro vereadores na Câmara, perdeu a eleição para prefeito no ano passado, com a derrota do ex-prefeito Antonio José Beffa (PHS) na busca pela reeleição. No novo mandato, o PHS está votando de forma desunida no Legislativo. “Temos que voltar a falar a mesma língua”, diz Pagan.

Nota de pesar O prefeito Beto Preto (PSD) manifestou ontem profundo pesar pelo falecimento de Ruy Barbosa, ex-professor universitário e ex-diretor da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), hoje Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Apucarana. Ele lembrou que Barbosa foi funcionário de carreira do Legislativo de Apucarana, onde se aposentou.

Trajetória política Ruy Barbosa exerceu ainda os cargos de secretário de Planejamento e secretário de Finanças nas gestões dos ex-prefeitos Carlos Scarpelini e José Domingos Scarpelini. “Apucarana perdeu um homem de inegável competência e que deu muita contribuição à educação e também ao serviço público na Câmara e na Prefeitura”, lamentou o prefeito Beto Preto.

Concorrido A posse do novo ministro da Justiça, o deputado federal do Paraná Osmar Serraglio (PMDB), levou uma caravana de políticos paranaenses a Brasília na última terça-feira (7). Até o governador Beto Richa (PSDB), cujo retorno de férias estava previsto para a hoje, adiantou a volta ao batente para prestigiar o evento de posse de Serraglio e do senador tucano Aloysio Nunes, que assumiu o Ministério das Relações Exteriores.

De volta Segundo a assessoria de Richa, o governador retornou ao exercício do cargo na manhã de terça-feira, quando despachou no Palácio Iguaçu. Em seguida, o governador seguiu para Brasília. Na capital federal, o único compromisso do governador foi a posse dos ministros. Ao fim do dia, Richa retornou a Curitiba.

Gafes Em evento no Palácio do Planalto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o presidente Michel Temer cometeu ontem algumas gafes em seu discurso. Ao citar a importância da mulher na economia brasileira, explicou que ninguém melhor do que ela para detectar flutuações de preços no supermercado.

Zé Dirceu O ex-ministro José Dirceu foi condenado ontem pela segunda vez na Operação Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena soma 11 anos e três meses de prisão. Ainda cabe recurso do ex-ministro, que nega as acusações.

Condenação O ex-ministro está preso preventivamente há quase dois anos, desde agosto de 2015. Em maio de 2016, ele foi condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e organização criminosa pela participação no esquema de contratos superfaturados da construtora Engevix com a Petrobras.

Empréstimo Foi aprovado ontem em sessão ordinária e em outra sessão extraordinária, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o projeto de lei nº 60/2017, que autoriza o Governo do Estado a contratar operação de crédito no valor de até R$ 220 milhões com o Banco do Brasil. Os recursos serão utilizados em obras rodoviárias.

O advogado José Carlos Balan assumiu a coordenadoria do Procon de Apucarana A nomeação foi publicada na semana passada pelo prefeito Beto Peto (PSD) Como primeira medida no cargo, Balan iniciou fiscalização na Caixa Econômica Federal A situação do banco está complicada após incêndio na agência central na Praça Rui Barbosa