BISPO DOM CARLOS JOSÉ

min de leitura - #

Leão XIV

Da Redação

| Edição de 14 de maio de 2025 | Atualizado em 14 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

"A paz esteja convosco” (Jo 20,21).

Pudemos perceber a beleza de um povo que se une pela mesma causa. Diante da expectativa de termos um novo Papa, a Igreja tornou-se uma só voz em oração, clamando a Deus por um Papa conforme o desejo de seu Coração. E a Graça aconteceu, não sem antes, aprendermos que o tempo de espera é sempre um aprendizado para gerar em cada um de nós uma profunda intimidade com o Senhor e com sua Igreja. Apenas, se fosse apenas, uma maior intensidade nas orações, já é um fator que deveria tornar-se um hábito mais rotineiro em nossa vida de comunidade; moveríamos montanhas se assim procedêssemos!

A espera proporcionou momentos fortes na humanidade. Vejamos. O mundo parou, em grande expectativa, à espera do sucessor de Pedro. Povos, nações inteiras, vários credos e denominações, homens e mulheres, crianças e jovens, governantes e governados, autoridades e religiosos, todos à espera do novo representante de Cristo na terra, Pastor e guia de tantas ovelhas.

Como não amar a Igreja fundada por Jesus Cristo, alicerçada em sua Doutrina e ensinamentos, conduzida desde os primórdios por seus Apóstolos que, enfrentando incontáveis dificuldades e perseguições, a sustentaram e a transmitiram de geração em geração e que se mantêm de pé, após dois mil anos de existência?

E, como é surpreendente que, em nossa realidade, onde tudo acontece a um toque ou um olhar, ficamos todos, no aguardo do sinal da fumaça saindo de uma antiga chaminé, num país pequeno, porém, que tornou-se o centro do mundo?

Por vários dias, desde a morte do Papa Francisco, o povo ajoelhou e rezou muito, expôs sem medo a fé e confiança na ação salvífica do Espírito Santo, que conduz a Barca de Cristo. O clamor, a unidade da oração, o fervor chegou, como sempre chega, aos Céus! Finalmente, a fumaça branca, branca como o símbolo da paz!

A alegria irrompeu mundo afora, lágrimas de felicidade e de gratidão a Deus: ‘temos um Papa!’ Sua Santidade, o Papa Leão XVI, Sumo Pontífice, nosso novo Pastor, saúda o povo de Deus: “A paz esteja com todos vocês!” Com essa saudação, conhecemos a voz do novo Pontífice, Bispo de Roma e sucessor de Pedro. Essa saudação de paz, a mesma feita por Cristo Ressuscitado aos seus discípulos, após sua Ressurreição, atingiu em cheio os corações ansiosos por aquele momento. Como uma flecha, carregada de amor, que ao atingir o alvo, espalha esperança fazendo novas todas as coisas, essas palavras, carregadas de profunda emoção soaram como uma música suave aos ouvidos de bilhões de pessoas necessitadas de alento e de um porto seguro.

Temos um Pastor chamado Leão XIV. Temos um Papa, que nos lembrou, com firmeza, da grande verdade que deve sustentar a nossa vida de fé: “Deus nos ama, Deus ama e o mal não prevalecerá. Todos estamos nas mãos de Deus.”

Queridos filhos e filhas, sejamos imensamente agradecidos a Deus. Como cristãos, rezemos todos os dias pelo Ministério do Papa Leão XIV, entregando sua vida nas mãos do Espírito Santo e rogando a Nossa Senhora do Bom Conselho que esteja sempre à frente de suas decisões. Principalmente, respeitemos sua pessoa, defendo-o de críticas e da falta de respeito dos outros, pois ele é um conosco e todos somos um em Cristo, porém Ele é o Vigário de Cristo na Terra, devemos a ele todo respeito e apreço. Alegremo-nos, temos, um sucessor de Pedro, um Papa que dirige a nossa Igreja Uma, Santa, Católica e Apostólica Romana. Salve Maria, viva Cristo Rei. Vida longa ao Papa Leão XIV.