COLUNAS

3min de leitura - #

Caneta da 'bênção paterna'

Edison Costa

| Edição de 02 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

A caneta utilizada pelo prefeito Beto Preto (PSD) para assinar a sua nomeação no cargo de Secretário de Estado da Saúde do Paraná, na cerimônia de terça-feira, foi muito especial. Ela foi recebida como presente, na véspera da posse do governador Ratinho Junior e todo o seu secretariado. E quem entregou a caneta nas mãos de Beto Preto foi o seu pai, o ex-vereador e ex-secretário de Administração de Apucarana, Pedro Agostinete Preto. Ele estava preocupado em relação ao filho deixar a prefeitura para assumir o cargo no Governo do Estado. Contudo, ao final de semanas de conversações, Pedro Preto acabou entendendo a importância do cargo para Apucarana e para o filho Beto Preto.

Emblemático Muitas pessoas não haviam compreendido aquele momento da solenidade, em que o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, entregou uma caneta e Beto Preto a recusou. “Assinei a minha nomeação com a caneta presenteada pelo meu pai, e isso foi muito emblemático para mim”, explicou ontem o novo secretário de Saúde do Paraná. 

União Na posse do novo presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (Rede), o vice-prefeito Junior da Femac (PDT) valorizou a harmonia do grupo político liderado pelo prefeito Beto Preto. O seu discurso foi de união e em defesa da continuidade dos avanços de Apucarana. Junior citou e elogiou todos os vereadores, inclusive os quatro ausentes à sessão solene. 

Espera Nos próximos dias, dependendo ainda da autorização de licença do cargo de carreira de médico perito do INSS, o prefeito Beto Preto deve transmitir em definitivo o cargo ao vice Junior da Femac. Na sua nomeação para secretário de Saúde do Paraná, assinada pelo governador Ratinho Junior e o chefe da Casa Civil, Guto Silva, a data ficou em branco, aguardando o referido procedimento burocrático. 

Balan diretor O novo presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede), assumiu o cargo ontem já tendo nomeado um novo diretor administrativo da Casa. Trata-se do experiente empresário no ramo de venda de veículos Luiz Carlos Balan, que vinha gerenciando uma conceituada empresa de veículos da cidade. Balan sempre atuou no setor privado e espera se dar bem num cargo público.

Reunião Ontem à tarde, Luciano Molina teve a primeira reunião com os servidores da Câmara de Apucarana. Ele fez uma explanação de como pretende conduzir os trabalhos administrativos do Legislativo, bem como no plenário. Aliás, Molina pretende que as sessões da Câmara tenham início sempre no horário marcado. Segundo ele, é preciso ter pontualidade.

Extraordinárias Hoje, amanhã e sábado, às 9 horas, a Câmara de Apucarana vai realizar sessões extraordinárias. Na pauta projetos de lei do Poder Executivo enviados em regime de urgência. São ao menos quatro projetos que tratam de reforma administrativa em vários setores da administração municipal, incluindo autarquias de saúde e educação e 
Iddeplan. 

Devolução A presidente da Câmara de Vereadores de Kaloré, Rita de Cássia Mercúrio (PSD), a Ritinha, fez no final do ano a devolução de R$ 210 mil ao Poder Executivo, referentes às sobras registradas no exercício. O cheque foi entregue ao prefeito Washington Luiz da Silva (PSDB). Em 2017, ela já havia devolvido R$ 160 mil. Segundo ela, isso é fruto da contenção de gastos.

Acidente O prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral (PSDB), capotou a camionete da Prefeitura na noite de segunda-feira (31) na BR 376, próximo a capital do Estado. Ele estava acompanhado da esposa Nair Fraga do Amaral e se dirigia para Curitiba prestigiar a posse do governador eleito Ratinho Junior. Apesar da gravidade do acidente, o casal saiu ileso com apenas alguns arranhões. 

Ilesos O prefeito Miguel Amaral diz que foi salvo por um milagre. Ele relatou que durante o acidente se manteve lúcido e sentiu a caminhonete atravessar a outra pista com o teto no asfalto, arrastando, debaixo de muita chuva. “Naquele momento gritei o nome de Jesus pedindo socorro”, diz. O veículo parou do outro lado da pista e ele e a esposa Nair saíram ilesos. Após receberem socorro, seguiram de táxi a Curitiba. 

Vapt Vupt

A maioria das prefeituras da região continuará com o recesso de final e início de ano até meados deste mês.
Alguns prefeitos também pretendem aproveitar o recesso para curtir férias e deixar o vice no comando.
Outros prefeitos ainda estarão ocupados no trabalho de fechamento das contas do exercício de 2018.
Na virada do ano, muitas câmaras de vereadores devolveram sobras para o Poder Executivo.