COLUNAS

3min de leitura - #

Cida em Apucarana

Editoria de Política

| Edição de 25 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

A governadora Cida Borghetti (PP), candidata à reeleição ao governo do Paraná, fará campanha hoje na região. Às 9 horas, ela estará em Apucarana, onde participará de uma caminhada pelas ruas da área central da cidade. Cida Borghetti conversará com eleitores no comércio. Segundo os coordenadores da campanha da governadora em Apucarana, ela fará o trajeto entre a Praça Interventor Manoel Ribas (Redondo) até a Praça Rui Barbosa. Na sequência, a partir das 10h30, Cida Borghetti segue para Arapongas, onde cumprirá o mesmo roteiro entre a Avenida Arapongas e a Praça Mauá, conversando com eleitores no comércio. A programação da candidata prevê almoço em Cambé e, às 14 horas, evento político em Londrina.  

Eficiente Causou impacto entre os eleitores que participaram do evento do candidato a deputado Arilson Chiorato (PT), sábado na Acea, os pronunciamentos dos prefeitos de Mandaguari, Romualdo Batistão (PDT), e de Rondon, Ailton Valoto (PROS). Ambos testemunharam que Arilson, na condição de assessor parlamentar, foi mais eficiente que muitos deputados com mandato. 

Suprapartidário Outro aspecto que gerou avaliações positivas do público foi o caráter suprapartidário do evento promovido por Arilson Chiorato. Prefeitos de vários partidos se revezaram em discursos de apoio à candidatura de Arilson. Entre eles, prefeitos do PSDB, MDB, PSD, PTB, PP, SD e do PDT, além do PT. No total, são dezesseis prefeitos com o petista. 

Canziani I Caravanas de prefeitos e vereadores de todo o Paraná foram até Curitiba ontem pela manhã para levar seu apoio à candidatura de Alex Canziani (PTB) ao Senado. O ato na Capital reuniu mais de 700 pessoas e pelo menos 100 autoridades municipais das regiões do Norte Pioneiro, Médio Paranapanema, Vale do Ivaí, Médio Noroeste, Oeste, Noroeste e Centro-Sul.

Canziani II Na ocasião, Alex Canziani manifestou sua disposição na luta pelas causas municipalistas: “É na cidade que as pessoas moram, então é lá que temos que investir bastante”, destacou o candidato ao Senado, assumindo o compromisso de enfatizar sua bandeira pelas cidades. Como deputado federal, ele já realiza muitas ações voltadas para os municípios.

Pesquisa O Ibope registrou, na última sexta-feira, nova pesquisa sobre a eleição no Paraná. O instituto vai ouvir 1.204 eleitores entre o último dia 21 e esta quinta-feira. A divulgação do levantamento, encomendado pela RPC, será nesta sexta. O instituto pesquisa a intenção de voto para governo do Estado, Senado e Presidência da República, além da avaliação dos governos Cida Borghetti (PP) e Michel Temer (MDB). 

Com Bolsonaro Carlos Massa, o Ratinho, pai do candidato ao governo Ratinho Júnior (PSD), divulgou vídeo anunciando sua participação em uma carreata no Espírito Santo em favor do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro (RJ). No vídeo, Ratinho convoca eleitores para o evento, marcado para hoje, que terá a participação do senador Magno Malta (PR/ES), que chegou a ser cotado para vice de Bolsonaro. 

Bandeira “O Brasil não é de outra cor. Nossa bandeira é verde amarela. O Brasil é nosso e não vamos entregá-lo a ninguém”, afirma o apresentador Ratinho. Oficialmente, o PSD de Ratinho Jr integra a coligação que apoia a candidatura do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência. Ratinho Jr., porém, havia anunciado a intenção de apoiar a candidatura do senador Alvaro Dias, do Podemos, à presidência.

Crescimento O número de candidatos do PSL passou de 680 nas eleições de 2014 para 1.454 neste ano, uma alta de 113,8%, apontam dados da Justiça Eleitoral. O PSL é a sigla com mais candidatos nessas eleições. Em 2014, o posto era ocupado pelo PT. Em 2018, porém, o PT teve uma alta de apenas 1,8% no número de candidatos, de 1.217 para 1.239, ficando na terceira posição, atrás do PSOL, com 1291.

Exonerado O prefeito em exercício de Apucarana, vice Júnior da Femac (PDT), exonerou o servidor Irineu Garcia Filho do cargo de Coordenador de Cerimonial junto à Secretaria de Governo. A medida foi justificada por questões administrativas. Há informações de que ele não estaria atuando em sintonia com a administração municipal.

Vapt Vupt

Prefeituras precisam estar alertas à queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) neste semestre.
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a tendência é de diminuição do FPM até dezembro.
A queda no repasse do FPM ocorre justamente no momento em que prefeitos precisam fazer caixa para o 13º salário.
De acordo com a CNM, prefeito que não economizar recursos terá dificuldade para fechar o exercício de 2018.