COLUNA DA TRIBUNA

3min de leitura - #

Amuvi reúne prefeitos em Faxinal

Da Redação

| Edição de 29 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 29 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Amuvi reúne prefeitos em Faxinal
Imagem descritiva da notícia Amuvi reúne prefeitos em Faxinal

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) vão se reunir nesta sexta-feira em Faxinal. O encontro será a partir das 9h30 no Centro de Convivência da Melhor Idade, ou seja, no mesmo espaço onde funciona o 40 Country Club. Esta é a primeira reunião sob a presidência do prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (MDB), que assumiu o cargo no dia 26 de janeiro. Da pauta de assuntos constam palestra da advogada Bruna Farias sobre a conduta dos prefeitos no campo administrativo e político neste ano eleitoral e durante a campanha eleitoral e apresentação de um projeto de desenvolvimento do Vale por parte do reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli. O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (PSD), o Gallo (foto), pede a todos os prefeitos para que compareçam à reunião.

Troca de secretário 
Em Faxinal, o secretário municipal de Saúde e pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano, Fernando Decarle Campos (PSD), já deixou o cargo nesta semana, pensando na sua preparação para a disputa eleitoral. Para o seu lugar, o prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, nomeou Reginaldo da Cruz Junior. Fernandinho, como é mais conhecido na comunidade, tem o apoio do prefeito Gallo para concorrer à Prefeitura. Segundo Gallo, que está fechando seu período de oito anos como prefeito de Faxinal, Fernandinho é uma pessoa preparada para comandar a Prefeitura, sabe onde buscar recursos, além de representar uma renovação no processo político do município.
Pedido atendido
O vereador Moisés Tavares (Cidadania) manifestou seu agradecimento nesta quinta-feira à Secretaria de Esportes de Apucarana. É que na sessão ordinária de segunda-feira, ele teve requerimento aprovado pedindo que os treinamentos de várias modalidades esportivas fossem remanejados do Lagoão para outros pontos da cidade enquanto a Central da Dengue está funcionando naquele local. Isso evitaria gritarias e barulho durante os atendimentos médicos. Seu pedido foi prontamente atendido. “Deixo aqui meu agradecimento pela agilidade e pelo zelo com a nossa população que passa por momentos difíceis por conta dessa doença”, escreveu nas redes sociais.
Rejeitado pelo PT
O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná negou, por unanimidade, a filiação partidária do ex-deputado estadual Paulo Roberto da Costa, também conhecido como Galo, durante reunião realizada nesta terça-feira. Na Assembleia Legislativa do Paraná, o ex-parlamentar cumpriu mandato pelo Partido Progressista (PP), de 2018 a 2022.
O ex-deputado tentou se filiar à sigla do presidente Lula para disputar a prefeitura de Paranaguá, nas eleições municipais deste ano. O motivo da rejeição é que o ex-deputado fez muitas críticas ao PT conforme vídeo que circula entre os membros do diretório. 
Barros como ministro?
O deputado federal licenciado e atual secretário de Indústria e Comércio do governo Ratinho Junior (PSD), Ricardo Barros (PP), estaria cotado para substituir Nísia Trindade, indicada pelo PCdoB, no Ministério da Saúde. Esse seria o principal motivo que Ricardo Barros, ex-líder de Jair Bolsonaro (PL) na Câmara Federal, vem sendo chamado constantemente para ir a Brasília para conversar com políticos da base aliada do presidente Lula (PT), insatisfeitos com gestão de Nísia. Ricardo Barros passou pelo Ministério da Saúde na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB), tendo agradado a base aliada na época.