COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Ausência em Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 06 de maio de 2024 | Atualizado em 06 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Ausência em Ivaiporã

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A morte do vice-prefeito de Ivaiporã, Marcelo Reis (MDB), cria um vazio e um desafio na administração de Carlos Gil (PSD). O município, em verdade, perdeu um de seus prefeitos. A forma de governar que vinha sendo adotada pela gestão Carlos Gil/Marcelo Reis – sempre grafada dessa forma, com os nomes lado a lado, nas notas oficiais da Prefeitura – era exercida como pouco se vê na região e, diga-se de passagem, na política. Prefeito e vice se alternavam no cargo e dividiam, de fato, funções, trabalho e decisões. Sucessor natural do prefeito Carlos Gil, que afirma que só voltou à Prefeitura por conta do apoio do seu vice na construção de um projeto de governo, o qual vem sendo cumprido à risca, Reis era pré-candidato a vice e tinha um papel a cumprir além do pleito deste ano. Uma ausência que o prefeito Carlos Gil terá, com dificuldade, que preencher.

Família em campanha

A família Silva Lino deverá ter candidatos a prefeito em três municípios do Vale do Ivaí nas eleições deste ano. Em Grandes Rios, é pré-concorrente o ex-prefeito do município e ex-deputado estadual Edson Silva Lino (PSDB). Em Faxinal, o pré-candidato à prefeitura é o ex-prefeito Adilson Silva Lino (PL), filho de Edson Silva Lino. Em Rosário do Ivaí, um dos pré-candidatos é Anízio César Silva Lino (PSD), popular César do Anízio, que é sobrinho de Edson Silva Lino. César do Anízio já foi vereador por três mandatos e secretário de Saúde. Faxinal, Grandes Rios e Rosário do Ivaí são municípios próximos e a meta dos três pré-candidatos é, se possível, fechar o cerco familiar nas eleições deste ano nessa área territorial.

Reunião de segunda

A tradicional reunião de segunda-feira do prefeito Sérgio Onofre (PSD) com vereadores de sua base parece estar incomodando uns e outros. Apesar de não ser novidade - segundo Onofre esse café da manhã para tratar de projetos e do ‘andar’ da administração é uma prática adotada desde sua primeira gestão - a conversa estaria gerando controvérsia a ponto do prefeito gravar um video sobre o assunto. Além de informar os assuntos discutidos na reunião de ontem, Onofre aproveitou para dar uma resposta aos descontentes e reforçar que os repasses das sobras do Legislativo vêm sendo feitos com regularidade. Secretaria de Segurança Com a ampliação da Guarda Civil Municipal de Apucarana, que inicia formação de nova turma na semana que vem, os vereadores voltam a  discutir a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. Ontem, durante discussão da LDO, o vereador Tiago Cordeiro (PDT) defendeu alocação de recursos para a estruturação de tal pasta. “Em relação a outros municípios do mesmo porte, vejo que Apucarana está um pouco atrás nesta questão. Temos uma Guarda Civil Municipal que logo irá incorporar 25 novos aspirantes, temos vários agentes de trânsito e, a partir de uma secretaria específica, poderíamos conquistar recursos para ajudar na sua manutenção”, defendeu Cordeiro.

Na Cidade Luz

O governador Ratinho Junior iniciou ontem, por Paris, a nova missão internacional do Governo do Estado. Na Cidade Luz, o governador selou uma parceria com o presidente do Centro Georges Pompidou, Laurent Le Bon. Esse é um dos maiores museus do país e do mundo dedicado à arte moderna e contemporânea. Na reunião, Ratinho Junior e Le Bon selaram a parceria que iniciou em 2022 para a instalação de uma “antena” do museu, como são chamadas as suas filiais, em Foz do Iguaçu, que será a primeira da América Latina. O museu será mais um atrativo para Foz do Iguaçu, que é o destino preferido dos turistas esntrangeiros no Estado.