COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Parceria entre associações

Da Redação

| Edição de 08 de maio de 2024 | Atualizado em 08 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Parceria entre associações

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Comandada pelo presidente Wanderlei Faganello, uma comitiva da Acia de Apucarana esteve nesta semana em Maringá. A equipe foi recebida pelo presidente da Associação Comercial de Maringá (Acim) José Carlos Barbieri (foto). Segundo Faganello, que vem fazendo um forte trabalho para marcar os 75 anos da Acia, comemorados em 2024, o encontro foi para estabelecer parcerias e trocar experiências com a associação maringaense. Vale ressaltar que o presidente da Acim, o empresário José Carlos Barbieri, tem grande conexão com Apucarana, onde iniciou sua vida profissional. Barbieri foi estudante em Apucarana, cidade onde também começou a lecionar antes de seguir para Maringá, onde tem empresas na área da educação. 

Fake news

Se o andar da campanha eleitoral seguir o que está se vendo na pré-campanha, a Justiça Eleitoral de Jandaia do Sul vai ter muito trabalho pela frente. A dois meses do início das convenções, que vão realmente sacramentar quem vai disputar as eleições, os grupos de mensagens da cidade estão fervendo. Ontem, o prefeito Lauro Junior (União Brasil) voltou a se pronunciar em suas redes sociais – o que tem feito com certa frequência – contra fake news. As publicações mais recentes envolvendo seu nome, diz Lauro Junior, estão citando até a sua família. Na bronca, Lauro diz que segue firme. “Tentaram me derrubar, mas estou com os dois pés no chão”.

Sartori pré-candidato

Embora ainda não seja um nome definido, o advogado e sindicalista Vanderlei Sartori, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), é um dos pré-candidatos a prefeito de Arapongas, dentro da federação PT/PV. Pelo menos é o que se comenta nos bastidores da política local, embora haja também outros nomes em evidência dentro do grupo. A federação PT/PV pretende seguir orientação da cúpula estadual no sentido de lançar candidato próprio a prefeito nas principais cidades do Paraná. Seja qual for o candidato a prefeito, uma mulher, de preferência professora, deverá ser candidata a vice. A federação também está formando chapa para concorrer a vereador.

Carta da Amuvi 

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), de Cambira, manteve encontros nesta quarta-feira, em Curitiba, com alguns secretários de Estado e outros da cúpula do governo. Ele esteve reunido, por exemplo, com o chefe de Gabinete do governador Ratinho Junior (PSD), Darlan Scalco, e com o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega. Segundo Toledo, esses encontros tiveram como objetivo maior discutir as prioridades do Vale do Ivaí, conforme já elencadas em uma carta elaborada pela associação. Cópia deste documento foi entregue nesta quarta-feira a Darlan Scalco. A carta contém reivindicações nas áreas de logística, saúde, educação e geração de emprego e renda, entre outras.

Aprovação de Lula

A avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) melhorou no Sul do Brasil. Pesquisa Quaest divulgada ontem aponta que a avaliação positiva do trabalho do presidente cresceu de 40% para 47% entre março e maio nos três estados do Sul. A rejeição, que era de 57% - a maior entre as regiões- passou para 52%. Vale dizer que a margem de erro máxima nesse recorte da pesquisa é de 6 pontos percentuais. No cenário nacional, a pesquisa aponta que 50% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente Lula e 47% desaprovam. Outros 3% não souberam ou não responderam.