O secretário de Estado de Turismo, Leonaldo Paranhos, participa amanhã (14) de reunião especial da Amuvi - Associação de Municípios do Vale do Ivaí. O evento será em Borrazópolis e é voltado para uma série de projetos no setor que vem sendo desenvolvidos na região. Na ocasião, será discutida a implementação do Território do Turismo Vale do Ivaí e a formalização da Câmara Técnica de Turismo da Amuvi. Também estará em pauta a exposição “Riquezas do Vale”, iniciativa implantada no ano passado que vem dando resultado. Prefeitos, secretários, diretores e representantes do trade turístico devem participar do evento. O fortalecimento do turismo e a elaboração de projetos regionalizados vem sendo defendidos pelo presidente da Amuvi, prefeito Primis Oliveira.
São João do Ivaí no PAC
Ontem esta coluna registrou a confirmação de inclusão de Mauá da Serra para investimentos em habitação no PAC - Programa de Aceleração de Crescimento do Governo Federal. Outro município do Vale do Ivaí incluído nesta etapa é São João do Ivaí. Segundo o prefeito Fabio Hidek (União), a cidade foi contemplada com 20 unidades habitacionais do “Minha Casa Minha Vida” que serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade. A inclusão de São João do Ivaí, reforça o prefeito, foi intermediada pelo deputado estadual Arilson Chioratto e a ministra Gleisi Hoffmann.
LED para Apucarana
Apucarana está entre os dez municípios contemplados em novo pacote de investimentos de R$ 30 milhões do programa Ilumina Paraná que serão anunciados hoje, em Curitiba, pelo secretário de Estado das Cidades, Guto Silva. A proposta do programa é investir R$ 300 milhões para promover a modernização do sistema de iluminação pública do estado. Em Apucarana, a substituição das luminárias esteve entre as primeiras ações do prefeito Rodolfo Mota (União). A meta de chegar a 100% de iluminação de LED, inclusive, foi anunciada nos 100 dias de governo e segue sendo feita em diferentes pontos da cidade, incluindo nos parques industriais. O prefeito deve acompanhar a solenidade hoje em Curitiba.
Apoio à advocacia
A presidente da Subseção de Apucarana da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, Daniela Pacheco apresentou anteontem, no Dia do Advogado, uma proposição de lei municipal. O documento foi entregue ao presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB) e ao líder do prefeito, Moisés Tavares (PP) e propõe a elaboração de lei municipal que torne o violador de prerrogativas ‘persona non grata’ em Apucarana. A saber, o termo se refere a quem desrespeita direitos e garantias assegurados aos advogados no exercício da profissão. A OAB, inclusive, mantém um cadastro nacional de violadores. Com um presidente da Câmara e um prefeito advogados, o projeto certamente terá boa acolhida.
Controle de gastos
O TCE-PR - Tribunal de Contas do Estado lançou ontem, durante Fórum de Controle Social realizado em Londrina, painel interativo com informações detalhadas sobre diárias pagas por prefeituras, câmaras, consórcios e demais entidades municipais. O painel traz informações desde 2013 e permite, inclusive, pesquisar a evolução dos gastos. “Trata-se, ao mesmo tempo, de uma contribuição para o controle social e de uma informação que se presta aos próprios órgãos, na medida em que aponta valores que podem servir de orientação para a fixação desses gastos, que são previstos na legislação”, justifica o presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares, que apresentou a ferramenta.