COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Arilson discute obras com ministro

Da Redação

| Edição de 21 de janeiro de 2026 | Atualizado em 21 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em encontro anteontem, em Curitiba, com o ministro da Educação, Camilo Santana, o deputado Arilson Chiorato (PT) fez questão de agradecer a retomada das obras da educação de Apucarana, paralisadas há vários anos. As construções, afirma Arilson, fazem parte da ativação do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, lançado em 2023. Na época, a articulação do deputado e de Gleisi Hoffmann garantiu a inserção de três projetos de Apucarana na lista do Governo Federal. “E, agora, quero agradecer pessoalmente ao ministro Camilo Santana e a sua equipe, que foi sensível à nossa solicitação. Além disso, estamos trabalhando para a retomada e conclusão da Escola Municipal Prefeito José Domingos Scarpelini, no Residencial Interlagos”, enfatizou. O ministro esteve no Estado para fazer a entrega simbólica da Carteira Nacional Docente, entre outras agendas.

Pedágio de Arapongas

Com assinatura de contrato prevista para o dia 6 de fevereiro, a concessionária EPR, que vai assumir vários trechos de rodovias no norte do Estado, já iniciou algumas obras e fez anúncios. A movimentação chama a atenção de lideranças. O deputado Cobra Repórter (PSD), por exemplo, questiona como será tratada a questão da movimentação dos moradores de Rolândia e Arapongas na BR-369. A circulação entre as duas cidades é grande e o pedágio sempre foi motivo de polêmica por ali. Vão pagar tarifa cheia ou por km rodado? A praça vai funcionar em sistema free flow e, em tese, tem tecnologia para garantir cobrança por km.

Nova rota

Falando em pedágio, o Governo do Paraná deve anunciar nos próximos dias a pavimentação da PR-532, estrada que liga Apucarana a Londrina. O projeto prevê a conexão da rodovia com a PR-538, passando pela região do Aeroporto Capitão João Busse, em Apucarana, e chegando à zona sul de Londrina, nas proximidades do Shopping Catuaí. A obra criará uma alternativa de tráfego que permite evitar o pedágio localizado na BR-369, entre Arapongas e Rolândia. O secretário de Estado da Saúde e deputado federal licenciado, Beto Preto, confirmou a informação durante entrevista recente à Tribuna e é um defensor dessa nova rota de desenvolvimento.

IPVA na conta

Com a redução da alíquota para 1,9%, os pagamentos do IPVA em cota única são recorde no Paraná em 2026. Os dados são da Secretaria de Estado da Fazenda. Ao todo, mais de 56% dos veículos tributados já estão com o tributo quitado. Cerca de um terço dos municípios paranaenses já apresenta índices de pagamento acima da média estadual. Os índices são mais altos nos municípios menores. Na região, por exemplo, Borrazópolis tem o maior índice de pagadores do Vale do Ivaí: 59% dos mais de 2,4 mil veículos da frota já estão com o imposto em dia. Em Apucarana, onde está a maior frota tributada da região, quase 12 mil proprietários de veículos recolheram o IPVA, 53,3% do total.

Godoy sem dengue

Apesar da ampla circulação viral no estado no último ano, 12 dos 399 municípios do Paraná encerraram 2025 sem registrar nenhum caso confirmado de dengue. Na região, apenas uma cidade conseguiu se ver livre da doença: Godoy Moreira. O município, que faz parte da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, é comandado pelo atual presidente da Amuvi (Associação de Municípios do Vale do Ivaí), Primis de Oliveira (PSD), que pretende repetir o feito neste ano. O dado contrasta com o cenário geral paranaense, onde 387 cidades contabilizaram infecções pelo vírus transmitido pelo Aedes aegypti.