COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto Preto recebe prêmio de gestão

Da Redação

| Edição de 02 de dezembro de 2022 | Atualizado em 02 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Beto Preto recebe prêmio de gestão

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu nesta sexta-feira o Prêmio Destaque CGE – Ética e Integridade 2022, na categoria Gestores de Transparência. A premiação foi concedida pela Controladoria-Geral do Estado durante o 3º Simpósio Paranaense contra a Corrupção, realizado no Canal da Música, em Curitiba, Na ocasião foram anunciados os Agentes e Gestores Destaque 2022, por meio de votação interna, nos quesitos Transparência, Ouvidoria, Controle Interno e de Compliance. O secretário da Saúde, Beto Preto (foto), agradeceu o reconhecimento. “É uma satisfação participar desse simpósio do Governo do Estado, por meio da CGE. Agradeço ao controlador-geral pelo esforço em levar o assunto do compliance e da transparência, da ética e da integridade até nós, servidores da saúde”, enfatizou. 

Referência no Paraná

Mais uma vez a educação básica de Apucarana foi destaque no Paraná. A cidade aparece em primeiro lugar no Estado, entre os grandes municípios, na performance dos alunos, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. “Nossa educação é um orgulho para Apucarana. Obrigado a todas as professoras, diretoras, zeladoras, merendeiras e a todos da Autarquia Municipal de Educação (AME) pelo zelo no ensinamento e em todas as ações necessárias para acolher e desenvolver nossas crianças”, comemorou o prefeito Junior da Femac. Ele lembra ainda que há um ano a educação básica de Apucarana foi apontada como a melhor de todo o Brasil, no Prêmio Band Cidades. 

Pauta quase vazia

A Câmara de Apucarana transferiu a sessão ordinária desta segunda para terça-feira, às 16 horas, em função do jogo do Brasil com a Coreia do Sul. Da pauta de votação consta apenas uma matéria. Trata-se de um requerimento assinado pelo vereador Lucas Leugi (PP), que pede informações ao 10° Batalhão de Polícia Militar de Apucarana sobre que ações estão sendo executadas para coibir os casos de furtos e roubos no Residencial Monte Sião. Mas na quarta-feira (dia 7), o Legislativo volta a se reunir em sessão solene para entrega de Moção de Aplausos à equipe do Hospital da Providência Materno Infantil responsável pela captação, pasteurização e distribuição de leite materno.

Período de eleições

O mês de dezembro será marcado por eleições de diretorias em nível de entidades municipalistas do Vale do Ivaí. No próximo dia 14 será definida a nova direção da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), a ser realizada em Ivaiporã. No dia 15 prefeitos escolhem a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), marcada para acontecer em Apucarana. No final deste mês também acontece eleição no Consórcio Paraná Saúde, que reúne 398 municípios do Estado. O consórcio atua na compra de medicamentos e materiais de consumo na área de saúde. O atual presidente é o prefeito Aquiles Takeda (PSD), de Marilândia do Sul, que concorrerá à reeleição para mais um biênio.

Sobras em Novo Itacolomi

A Câmara de Vereadores de Novo Itacolomi repassou ao Poder Executivo, nesta semana, cerca de R$ 80 mil. O dinheiro é apenas parte das sobras que o Legislativo ainda vai devolver no encerramento do exercício deste ano, que poderão chegar a R$ 200 mil. Segundo o presidente da Casa de Leis, vereador Ruberval de Oliveira (União Brasil), o dinheiro foi repassado  com a recomendação de que seja investido na compra de um gerador de energia para o posto de saúde central. O cheque simbólico foi recebido pela secretária de Saúde, Tatiana Favorito, representando o prefeito Moacir Andreola (PSD). Ruberval assegura que essas sobras são resultado do compromisso de todos os vereadores com o zelo do dinheiro público.