COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Câmara aprova contas de Carlos Gil

Da Redação

| Edição de 18 de maio de 2023 | Atualizado em 18 de maio de 2023
Imagem descritiva da notícia Câmara aprova contas de Carlos Gil

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Vereadores de Ivaiporã aprovou no início desta semana  as contas de 2021 do prefeito Luiz Carlos Gil (foto), do PSD. Os vereadores seguiram parecer do Tribunal de Contas do Estado do Paraná pela regularidade das contas, sem ressalvas. A aprovação das contas, conforme a administração municipal, é mais um reconhecimento da gestão Carlos Gil e Marcelo Reis (PTB) pelos esforços em manter a transparência no uso dos recursos públicos. O Decreto Legislativo elaborado pela Comissão de Finanças e Orçamento conforme parecer do Tribunal e aprovado pelos vereadores, reflete a boa gestão do prefeito Carlos Gil ao apresentar contas claras, sem irregularidades e cumprindo todas as normas e exigências contábeis. O prefeito observa que, desde o início da gestão, ele e Marcelo Reis têm assumido um compromisso inegável com a transparência, o que se reflete na alimentação constante do Portal da Transparência com as informações atualizadas e disponíveis aos cidadãos de Ivaiporã. 

Ato de agradecimento 

Ao agradecer nesta quinta-feira a Desembargadora Joeci Camargo pela volta do Programa Justiça no Bairro em Apucarana, o prefeito Junior da Femac (PSD) enalteceu o trabalho da magistrada que foi a criadora desta iniciativa de grande alcance social. “Teremos uma edição histórica do Justiça no Bairro em Apucarana, com abrangência regional e dezenas de serviços gratuitos”, destacou Junior da Femac. Ele lembrou ainda que a Dra. Joeci Camargo é a primeira mulher a ocupar a 1ª vice-presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e pediu aplausos à desembargadora. Em resposta, Joeci Camargo disse que tem um carinho muito especial por Apucarana, que foi a primeira comarca na sua trajetória no Judiciário paranaense. 

Conselho Tutelar 

O processo de renovação dos Conselhos Tutelares, que têm eleições unificadas em todo Brasil em outubro, parece que não será fácil em 2023. Ao contrário de anos anteriores, quando inúmeros candidatos se inscreviam para concorrer ao cargo - que é eletivo, mas exige uma série de qualificações e comprovação de conhecimento na área- neste ano vem ocorrendo  o contrário, com poucos interessados. Em Apucarana e Arapongas, por exemplo, os conselhos municipais responsáveis pelo processo de seleção, em conjunto com poder público, prorrogaram o processo de inscrições de candidatos. Em outros municípios, a situação também tem se repetido.

Amuvi movimentada

Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) vão se reunir nesta sexta-feira, a partir das 14 horas, na Sociedade Rural de Jandaia do Sul, na saída para Mandaguari. A reunião faz parte da abertura oficial da 2ª Edição do Festival da Cachaça de Jandaia do Sul, que começa nesta sexta-feira e se estende até domingo com muitas atrações ao público. Segundo o presidente da Amuvi, prefeito Lauro Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul, já está confirmada a presença do secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara. Entre os assuntos da pauta estão o turismo de eventos, rural e gastronômico e o Piso Nacional da Enfermagem.

Luto em Ivaiporã

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), decretou luto oficial de três dias no município em virtude do falecimento do médico e ex-prefeito Akyra Yamasita, 93 anos, ocorrida nesta quinta-feira. Ele administrou Ivaiporã no mandato de 1966/1970, tendo dedicado sua vida à comunidade de Ivaiporã. Em maio de 2019, Akira Yamasita recebeu o Título de Cidadão Honorário de Ivaiporã e lançou o livro “Um Médico Nissei em Ivaiporã”, na presença dos familiares. Yamasita, que ultimamente vivia em Foz do Iguaçu, chegou a Ivaiporã na década de 60, quando se tornou o 2º prefeito da história do município, onde lutou pela construção da ponte do Rio Ivaí e executou importantes obras.