COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Câmara volta a analisar nome de hospital

Da Redação

| Edição de 17 de março de 2023 | Atualizado em 17 de março de 2023
Imagem descritiva da notícia Câmara volta a analisar nome de hospital

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sob a presidência do vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (foto), do PL a Câmara de Apucarana realiza sessão ordinária nesta segunda-feira, às 16 horas. Da pauta de votação constam quatro projetos e dez requerimentos. Para discussão em plenário volta o projeto de lei do Executivo que denomina de Hospital de Apucarana a unidade hospitalar que está sendo construída pela Prefeitura no espaço onde funcionava a Autarquia Municipal de Saúde. O projeto foi retirado de pauta na sessão passada por um pedido de vista do vereador Lucas Leugi (PP), devido a uma outra proposta de denominação do prédio apresentada pelo vereador Moisés Tavares (Cidadania), a qual nem chegou ao plenário. Sua iniciativa não teve aval da Comissão de Justiça da Câmara.

Banheiros inteligentes 

Entre os requerimentos que constam da ordem do dia da sessão ordinária da Câmara de Apucarana, destacam-se dois pedidos do presidente da Casa, vereador Luciano Molina. Um deles sugere à administração municipal a instalação dos chamados “banheiros inteligentes” na área central da cidade, em substituição aos banheiros tradicionais, para atender ao público de uma maneira mais higiênica. Outro requerimento propõe a implantação de um novo sistema de cobrança do estacionamento rotativo através de um processo totalmente eletrônico, sem o uso dos cartões de papel. Já o vereador Tiago Lima (MDB) pede mais um restaurante popular.

AMP elege diretoria

Prefeitos de todo o Estado participam nesta segunda-feira, em Curitiba, da eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Apenas uma chapa concorre nessa eleição, sendo encabeçada pelo prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos (PTB). A chapa, denominada “Juntos, Construir o Paraná que Queremos”, tem 75 membros. São 9 do Conselho Diretor, 10 do Conselho Fiscal e 56 dos conselhos permanentes. Edimar dos Santos é atualmente vice-presidente da AMP, que é presidida por Júnior Weiller (MDB), prefeito de Jesuítas. O pleito acontece das 8 às 17 horas na sede da AMP, em Curitiba. Podem votar todos os prefeitos que estejam em dia com a associação.

Prêmio em Brasília

O Programa de Economia Solidária, desenvolvido pela Prefeitura de Apucarana está entre os três finalistas do 1º Prêmio Cidades Empreendedoras, promovido pelo Ministério da Economia (ME), através da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe). Apucarana concorre na fase final com os municípios de Itabira (MG) e Juazeiro do Norte (CE). O resultado será divulgado no dia 27 de março, em cerimônia na sede da Enap, em Brasília. O prefeito Junior da Femac (PSD) e os secretários Denise Canesin (da Mulher e da Família) e Edson Peres Estrope (da Indústria, Comércio e Emprego) devem participar da solenidade na Capital Federal.

Na onda dos podcasts

Em seu terceiro mandato como deputado estadual, Requião Filho (MDB) inova mais uma vez! Agora chegou a vez do Papo REQ, um podcast semanal que será exibido a partir do dia 27 no canal do Youtube do parlamentar para tratar de temas relacionados à política e ao cotidiano dos paranaenses. De intolerância religiosa, preconceito, racismo estrutural, até a própria atuação política nas redes sociais serão temas abordados. São esperados, semanalmente, convidados que, de alguma forma, são impactados diariamente por ações políticas no país, o papel de cada um na sociedade e histórias de luta e superação. O podcast terá duração de 40 minutos, nas segundas-feiras, às 20 horas.