COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Carlos Gil é recebido por Beto Preto

Da Redação

| Edição de 15 de maio de 2023 | Atualizado em 15 de maio de 2023
Imagem descritiva da notícia Carlos Gil é recebido por Beto Preto

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, recebeu ontem o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil (PSD) em audiência em Curitiba. Na ocasião, Beto Preto autorizou o repasse de R$ 700 mil para a compra de um ônibus que será utilizado pelos pacientes em tratamento de câncer no município. O veículo servirá para trajeto diário a hospitais de Londrina e Arapongas. O prefeito estava acompanhado do presidente da Câmara de Ivaiporã, Edivaldo Montanheri, o Sabão (PTB), e do deputado estadual Artagão Júnior (PSD). Ainda na reunião foi autorizado o envio do projeto para reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Santa Bárbara. Os recursos garantidos para a obra chegam a R$ 250 mil.

“Sessão histórica” 

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (PL), classificou como “histórica” a sessão ordinária realizada ontem, quando os vereadores aprovaram as contas de 2021 do prefeito Junior da Femac (PSD). O motivo foi a “estreia” do intérprete de Libras.  Desde a sessão de ontem, todos os eventos do Legislativo contarão com tradução simultânea para a língua de sinais, conforme projeto de resolução aprovado por unanimidade. Uma empresa foi contratada para prestar o serviço. No primeiro dia, dois intérpretes se revezaram no plenário. O trabalho dos profissionais também pode ser conferido na transmissão da sessão feita nos canais oficiais da Câmara de Apucarana na internet. 

Vacinados 

Durante evento realizado no último sábado (13) em homenagem ao Dia das Mães, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), cumprimentou presentes, conversou com algumas pessoas e foi duplamente imunizado. Onofre recebeu a vacina bivalente contra covid-19 e o imunizante contra gripe. O mesmo protocolo foi seguido pelo vice, Jair Milani (União), que também colocou as vacinas no braço e deu exemplo de compromisso com a saúde pública. O deputado estadual araponguense Pedro Paulo Bazana (PSD) também passou pelo evento, organizado pela Prefeitura na área central.

Concurso da Guarda 

A homologação do concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM), de Apucarana, já completou mais de 40 dias. O prefeito Junior da Femac (PSD) assinou a confirmação do resultado final em 3 de abril, segundo o site da  Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel). O prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogável por  igual período. Ao todo, 25 vagas foram ofertadas, sendo 20 para homens e 5 para mulheres. Na Câmara, a cobrança pela convocação dos aprovados já começou. Na sessão em que o Legislativo aprovou o projeto que autorizou a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, muitos vereadores – da situação e da oposição – reforçaram a importância de ampliar o efetivo da GCM. 

Julgamento de Deltan

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga hoje o registro de candidatura do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Os ministros vão decidir se o ex-procurador da República, que coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, poderia ter disputado as eleições quando ainda respondia a sindicâncias, reclamações disciplinares e pedidos de providências no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Dallagnol foi eleito com 344.917 votos, a maior votação no Paraná. A Federação Brasil da Esperança, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirma que o caso é de inelegibilidade.