COLUNA DA TRIBUNA

3min de leitura - #

Cisvir marca eleição da nova diretoria

Da Redação

| Edição de 30 de novembro de 2022 | Atualizado em 30 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Cisvir marca eleição da nova diretoria
Imagem descritiva da notícia Cisvir marca eleição da nova diretoria

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Treze dos dezoito prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) estiveram reunidos (foto) na manhã desta quarta-feira na sede do órgão, em Apucarana. O encontro foi coordenado pelo atual presidente Hermes Wicthoff (PSD), prefeito de Mauá da Serra. Na ocasião, ele fez uma prestação de contas do seu mandato, que encerra agora em dezembro, e definiu com os prefeitos a data de eleição da nova diretoria, que ficou marcada para o próximo dia 15, às 9h30, no Cisivir. Por enquanto há dois candidatos à presidência: o próprio Hermes Wicthoff, que pretende buscar a reeleição, e o prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo. Até lá, prefeitos vão tentar um consenso para disputa de uma chapa única.

Repercussão positiva 

O anúncio do projeto de revitalização da Rua Ponta Grossa, uma das mais antigas de Apucarana, teve uma repercussão muito positiva na cidade. O projeto elaborado por engenheiros do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) propõe uma completa transformação da via comercial, no formato de um shopping Center a céu aberto. Lojistas e consumidores aprovaram a proposta, elaborada com base em pesquisa feita pelo Sebrae. O prefeito Junior da Femac (PSD) apresentou o projeto na presença do vice-governador e presidente da Fecomércio, Darci Piana (PSD). Ele confirmou que a licitação será lançada em janeiro. O investimento previsto é de R$2,3 milhões. 

Leite assume PSDB

O PSDB anunciou nesta quarta-feira que o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, será o novo presidente da Executiva Nacional do partido. Leite assumirá como novo presidente da sigla juntamente com a posse do novo Congresso, no dia 2 de fevereiro. “No dia 2 de fevereiro do próximo ano, quinta-feira, com a posse do novo Congresso, iniciaremos os trabalhos da nova Executiva Nacional do PSDB. A presidência do partido será transmitida ao governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite”, afirmou o partido em nota. O PSDB dará início ao “compartilhamento de decisões” para o planejamento da futura gestão na próxima semana. 

Shows na posse de Lula

A posse do ex-presidente Lula (PT), marcada para o dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília, contará com os shows de Pabllo Vittar, Duda Beat e de Teresa Cristina. O evento, que marca o início de um terceiro mandato presidencial de Lula, está sendo organizado pela futura primeira-dama, a socióloga Janja da Silva. O anúncio das atrações foi realizado por Janja nesta quarta-feira. Nas redes sociais, a esposa do futuro presidente afirmou que está preparando uma “grande festa”: “O Festival do Futuro vai acontecer em Brasília e vai celebrar a vitória e o governo que foi eleito por todas e todos que defendem um Brasil socialmente mais justo, mais democrático e mais humano”, disse Janja.

Zambelli incita generais

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) gravou um vídeo nesta terça-feira em que incita os generais de quatro estrelas das Forças Armadas a não reconhecerem o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na gravação, ela questiona se os militares “vão querer prestar continência a um bandido” no dia 1º de janeiro, data da posse de Lula. “Dia 1º de janeiro, senhores generais quatro estrelas, vão querer prestar continência a um bandido ou à nação brasileira? Não é hora de responder com carta se dizendo apartidário. É hora de se posicionar. De que lado da história vocês vão ficar?”, questionou.