COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Apucarana em encontro da Fiep

Da Redação

| Edição de 03 de maio de 2024 | Atualizado em 03 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Apucarana em encontro da Fiep

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac (MDB) esteve nesta sexta-feira (3) em Londrina acompanhando uma comitiva de Apucarana no lançamento do Fórum Permanente Regional da Indústria na região norte. Promovido pela Fiep, o encontro reuniu mais de 300 lideranças e apresentou números do setor. “Apucarana foi um destaque nesse encontro não apenas pelo nosso setor de vestuário, que é uma potência, como pelas boas práticas da nossa administração e pelo diálogo permanente que temos com o setor produtivo”, avaliou o prefeito, citando programas como Brasil Mais, Portas Abertas e o Bonetizando, todos elaborados e implantados com envolvimento do setor industrial. Representando Apucarana também participaram as empresárias Carmen Lúcia Izquierdo Martins (vice-presidente da Fiep) e Elizabete Ardigo (presidente do Sivale); os empresários Jaime Leonel, José Carlos Bittencourt e Gilberto Cavalini, além do presidente da Acia, Wanderlei Faganello. Na foto, presidente da Fiep Edson Vasconcelos e grupo de Apucarana.

Dengue em pauta

A epidemia de dengue virou pauta política. Em Arapongas, último município da região a entrar em epidemia, o prefeito Sergio Onofre (PSD) fez um vídeo esclarecendo a situação da saúde, que vem sendo alvo de críticas por conta da demora no atendimento. Segundo o prefeito, só na UPA 24 horas, a média de pacientes saltou de 350 a 400 por dia para mil pessoas. “Já colocamos mais médicos, mais funcionários, não há mais o que fazer. Só gostaria que as pessoas lembrassem que atrás de quem espera tem um médico, uma enfermeira, uma equipe que está trabalhando dobrado para atender a todos”, comentou o prefeito.

Fortalecido

Se um nome saiu fortalecido na reforma administrativa anunciada nesta sexta-feira (3) pelo governador Ratinho Junior (PSD) é o de Norberto Ortigara, que saiu da pasta da Agricultura, ‘sua casa’,  e assumiu a Secretaria de Fazenda. Muito conhecido e respeitado em todo Estado, que conhece como poucos, Ortigara ingressou na máquina administrativa como servidor público da Seab em 1978. Economista e técnico agrícola por formação criou uma carreira sólida na Agricultura até chegar ao posto de secretário em 2011, no governo de Beto Richa. Agora vai cuidar da ‘caixa-forte’ do Estado. 

Disputa em Cambira 

A disputa eleitoral deverá ser acirrada em Cambira no pleito de 6 de outubro. O prefeito Emerson Toledo Pires (MDB) lançou como pré-candidata à sua sucessão a secretária de Saúde Ana Lúcia de Oliveira (MDB). O ex-presidente da Câmara, Cléber Torres (PP), popular Coxa, também já está em pré-campanha. O mesmo acontece com a ex-prefeita Neusa Bellini (PSDB). O grupo do ex-prefeito Laércio Barriquello (PSD) também terá candidato próprio a prefeito. A princípio o nome cogitado é o de seu filho André Barriquello (PSD), mas o próprio Laércio admite que poderá entrar no páreo caso seu filho não siga em frente com suas intenções. André foi candidato no pleito passado e perdeu para Toledo.

Um a menos

O ex-procurador Deltan Dallagnol anunciou nesta sexta-feira (3) que está fora da disputa pela Prefeitura de Curitiba. Em vídeo em suas redes sociais afirmou que: “Depois de muito orar e refletir, sinto que minha missão neste momento vai além de Curitiba e que posso contribuir de modo mais amplo para a renovação política, ajudando a formar e eleger bons candidatos Brasil afora”, comentou. Deputado federal mais votado na última eleição, Dallagnol teve o mandato cassado e pode vir a ter problemas com a Justiça Eleitoral em uma nova candidatura. No entanto, o apoio dele deve ter um bom peso nesse pleito.