O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB), e a prefeita de Cambira, Ana Lucia Oliveira (MDB), participaram anteontem de reunião com a diretora-geral do Cisvir - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região, Letícia Bento. Na pauta do encontro, realizado em Jandaia do Sul, além de prestação de contas do consórcio, foi discutida a implantação do teste do pezinho ampliado, em parceria com a UFPR – Universidade Federal do Paraná, campus de Jandaia do Sul, que visa aprimorar diagnóstico de doenças em recém-nascidos. O projeto é do Cisvir e beneficia todos municípios do consórcio via sistema SUS. Segundo a prefeita Ana Lúcia, a união entre os municípios consorciados é fundamental para ampliar e melhorar o atendimento em saúde. Já o prefeito Ditão Pupio enfatizou o compromisso da gestão municipal com a administração responsável dos recursos públicos.
Rodolfo em Brasília
O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota (União) emendou compromissos em Brasília e participou ontem, como palestrante, do 1º Congresso de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Saneamento da Alubrás - Associação de Empresas de Engenheria e Limpeza Urbana do Brasil. Rodolfo, que é advogado e vice-presidente de Assuntos Jurídicos da FNP - Frente Nacional de Prefeitos, abordou o papel do Ministério Público na fiscalização e responsabilização objetiva do gestor. O prefeito foi ao Distrito Federal para tratar de assuntos relativos à execução da dívida de R$ 1,3 bilhão do município com a União, sendo recebido anteontem no Ministério da Fazenda.
Comitiva araponguense
Uma comitiva araponguense liderada pelas secretárias de Trabalho e Renda, Claudia Lens, e pela titular da pasta da Mulher e Pessoa com Deficiência, Carla Nascimento passou por uma série de gabinetes em Curitiba apresentando demandas do município. As secretárias foram recepcionadas pela secretária da Mulher, Leandre dal Ponte; pelo secretário do Trabalho, Paulo do Carmo e encerraram agenda em audiência com secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil. “O objetivo é de levarmos para o município mais oportunidades, como acesso ao crédito e fomento aos empreendedores”, ressalta Claudia, adiantando que Arapongas viabilizou um coworking municipal que deve se iniciar em breve.
Projetos em Novo Itacolomi
O prefeito de Novo Itacolomi, João Pedro Magon (PSD), está trabalhando para melhorar as integrações com municípios vizinhos. A prefeitura acaba de finalizar a pavimentação da estrada que liga Novo Itacolomi e Rio Bom e está com projeto adiantado para outra obra, a estrada que liga o município a Marumbi e Kaloré. “São 20 km e estamos com o projeto pronto já, aproveitando esse interesse do Governo do Estado em investir em interligação de municípios”, comentou o prefeito durante entrevista à rádio Nova Era para divulgar a programação festiva dos 35 anos da cidade, que serão comemorados no fim de semana. Várias obras estão sendo viabilizadas na região dentro do programa Estradas da Integração.
Câmara chamuscada
O Senado Federal deu um recado ontem ao sepultar a vergonhosa PEC da Blindagem e manobrar a aprovação da isenção do Imposto de Renda, emperrada na Câmara. O enterro da blindagem aconteceu poucas horas depois de outra comissão do Senado, a de Assuntos Econômicos (CAE), aprovar um projeto que, a partir de 2026, isenta de IR quem ganha até R$ 5 mil por mês e que deve seguir direto para Câmara. A proposta tramita desde 2019 no Senado e não é a mesma do Governo Federal, mas a aprovação é uma desfeita para Câmara Federal. Na queda de braço das Casas, a Câmara saiu chamuscada.