COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Frente Parlamentar fará reuniões com prefeitos

Da Redação

| Edição de 21 de novembro de 2023 | Atualizado em 21 de novembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Frente Parlamentar fará reuniões com prefeitos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Frente Parlamentar das Associações e Consórcios de Municípios do Paraná vai promover reuniões com todas as ações regionais de municípios em 2024. Será uma vez por mês em cada região. Segundo o coordenador geral da Frente, deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD), o objetivo é discutir com prefeitos e prefeitas todos os assuntos da agenda municipalista. “Será um importante canal para a discussão dos temas de interesse das prefeituras. Prefeitos e prefeitas podem ter a certeza de contar com os deputados em tudo o que for possível para alavancar o desenvolvimento dos municípios do nosso Estado”, comentou. A agenda de reuniões foi discutida entre Romanelli e o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito Edimar Santos (PTB), de Santa Cecília do Pavão (FOTO).

Secretários em Brasília 

Os quatro deputados federais que são secretários do governo Ratinho Junior (PSD) foram exonerados nesta segunda-feira das secretarias que comandam. Beto Preto (PSD), da Saúde, Leandre Dal Ponte (PSD), da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Ricardo Barros (PP), da Indústria, Comércio e Serviços, e Sandro Alex (PSD), da Infraestrutura, embarcaram para Brasília para participar, na Câmara Federal, da discussão e encaminhamento das emendas parlamentares impositivas à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2024. A missão do quarteto é tentar garantir recursos para o Governo do Paraná no orçamento, em especial, para as áreas de saúde, segurança e educação, e verbas também para municípios. No início da semana voltam aos seus cargos.

Audiência do cannabis

A Câmara de Apucarana marcou para o dia 7 de dezembro, às 19h30, Audiência Pública para discutir a inclusão do cannabis medicinal na lista de medicamentos gratuitos no município. Audiência foi proposta pelo vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), visando esclarecer dúvidas e explicar a eficiência deste medicamento no tratamento das pessoas que sofrem com dores crônicas, fibromialgia, Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer, transtorno do espectro autista, epilepsia, esclerose múltipla, ansiedade e depressão. Da audiência deverão participar médicos especialistas, pessoas já em tratamento e o deputado estadual Goura (PDT), autor da Lei Pétala que regulamenta o uso do medicamento.

De olho no Senado

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, do governo Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), Ricardo Barros (PP), percorreu nos últimos dias 25 cidades nas regiões Norte e Noroeste do Paraná, em mais uma edição da Caravana Progressista, para articular sua candidatura ao Senado Federal, caso Sergio Moro (União Brasil) tenha o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Nesta terça-feira, Ricardo Barros deixou a secretaria e reassumiu seu mandato na Câmara Federal, por poucos dias, para inscrever emendas parlamentares e participar das discussões da LDO.

Aposentadoria de Requião

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, determinou que o Governo do Paraná informe, num prazo de 30 dias, quais as providências serão adotadas em relação ao pagamento da aposentadoria especial ao ex-governador Roberto Requião (PT). A decisão de Fux saiu um dia depois que, por maioria, e em julgamento no plenário virtual, os ministros reconheceram a legalidade do pagamento do benefício para ex-governadores que receberam antes da prática ser considerada inconstitucional pela Corte — que é o caso do petista. Fux, que inicialmente havia votado de forma contrária no plenário virtual, alterou o voto. Requião espera receber um benefício de R$ 37 mil.