O prefeito Carlos Gil (PSD) está com a agenda cheia hoje. Ele começa uma série de inaugurações pela manhã que vão se estender por todo o dia. O prefeito vai entregar várias obras importantes de pavimentação, além de revitalizações na área central, terminais urbano e o rodoviário, e vai encerrar o evento, já no início da noite, com anúncio e autorizações de novo pacote de obras. São cerca de 50, segundo adianta. O novo pacote de obras será anunciado em solenidade no Centro Cultural Olivia Hauptmann em um grande evento que vai reunir lideranças da região e parceiros políticos importantes do prefeito. O deputado federal Sérgio Souza (MDB) e o deputado estadual Ademar Traiano (PSD) são presenças confirmadas. Gil, como se sabe, faz uma gestão com perfil empresarial, baseada em metas e apresentação de resultados.
Polêmica da Previdência
O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), fez um pronunciamento em suas redes sociais para explicar alguns pontos da reforma da previdência dos servidores municipais. O tema, claro, vem gerando controvérsia no município. Segundo o prefeito, o projeto que foi à Câmara trata da base para possibilitar, na sequência, a reforma propriamente dita. Por hora, diz ele, nada muda: nem alíquota de desconto, nem regra para quem já está em condições de se aposentar. Mas no futuro, mudanças terão que ser feitas. Neste ano, a prefeitura terá que colocar R$ 58 milhões de recursos livres - que são somados ao valor descontado dos servidores - no instituto de previdência. Se não corrigir agora, diz ele, há risco de desequilíbrio financeiro.
Cisvir em Faxinal
O presidente da Câmara de Faxinal, Fernando de Carle (MDB), está em campanha para levar uma unidade avançada do Cisvir - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí, para seu município. O requerimento, inclusive, já foi enviado por vias oficiais e respondido com negativa. O vereador, que é da área de saúde e já foi secretário da pasta no município, defende que Faxinal tem uma posição estratégica e poderia concentrar pacientes de outros municípios que compõem o consórcio, formado principalmente por cidades integrantes da 16ª Regional de Saúde. “A gente tem estrutura, localização e compromisso para agregar esses serviços”, diz. A sede do Cisvir fica em Apucarana.
Família Requião no PDT
Depois de meses de conversas, o deputado estadual Requião Filho vai mesmo se filiar ao PDT. E com ele, vai também o pai, o ex-governador e ex-senador Roberto Requião. O partido já divulgou o convite para o ingresso oficial na sigla. O documento, assinado pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, convoca participação para o dia 16 às 10 horas, em Brasília, na sede nacional do partido. Requião Filho estava no PT, sigla que também abrigou o pai, que, no entanto, abandonou antes as hordas petistas e estava afiliado ao Mobiliza, partido pelo qual disputou as eleições de 2024 como candidato a prefeito de Curitiba. O ingresso de Requião Filho ao PDT aponta que a viabilização a sua candidatura ao governo do Estado ganhou força.
Do Carmo em Sabáudia
O secretário Estadual do Trabalho, Paulo do Carmo, esteve ontem no gabinete do prefeito de Sabáudia, Hugo Manueira (PSD), onde se reuniu também com a equipe da Agência do Trabalhador local.Na conversa, trataram sobre mais investimentos em cursos profissionalizantes para o município, bem como as necessidades da comunidade para incentivar a geração de emprego e renda. O prefeito Hugo aproveitou a visita para articular projetos de incentivo a empregabilidade no município, que vem fortalecendo sua base industrial e quer ampliar geração de vagas também em outros setores. Vereadores da base do prefeito e secretários municipais acompanharam a visita do secretário.