COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Jandaia cumpre piso dos agentes

Da Redação

| Edição de 12 de julho de 2022 | Atualizado em 12 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Jandaia cumpre piso dos agentes

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Jandaia cumpre piso dos agentes

Jandaia do Sul engrossa a lista de municípios da região que estão regulamentando o reajuste do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Projeto de Lei Federal que prevê o ajuste de 41,96% no piso salarial desses profissionais e também dos agentes de combate a endemias (ACE) foi enviado pelo prefeito Lauro Júnior (foto), do União Brasil, à Câmara Municipal de Vereadores. O projeto determina que o ajuste será retroativo desde maio, quando foi determinado pelo Governo Federal, e a diferença será paga com recursos próprios do município. Em Apucarana, o prefeito Junior da Femac (PSD) também anunciou uma folha complementar para acertar a diferença do pagamento do novo piso, que agora é de R$ 2.424,00.

Um cantor na Câmara 
A Câmara de Vereadores de Faxinal recebeu na sessão ordinária desta segunda-feira o cantor e compositor faxinalense Gustavo Santos. Ele esteve no Legislativo a convite do vereador Carlinhos Vila (MDB), para falar de sua história de conquista e superação. Ao usar a Tribuna, Carlinhos Vila relatou que Gustavo Santos veio de família simples, atuou como pedreiro e, a partir do seu talento musical, tem se apresentado em muitas cidades. “Recentemente, ele cantou em Maringá para mais de 10 mil pessoas, dividindo palco com o campeão da primeira edição do The Voice Kids, Wagner Barreto. Isso é motivo de muito orgulho para nós, faxinalenses”, salientou o parlamentar. 
Expotécnica em Sabáudia
O prefeito de Sabáudia, Moisés Ribeiro (PP), espera grande número de produtores rurais da região na 27ª Expotécnica, que acontece em seu município de hoje até sexta-feira, no Sítio São José, localizado próximo à rodovia PR-218 entre Arapongas e Sabáudia. Organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), antiga Emater, com apoio do Governo do Estado, Prefeitura e empresas parceiras, a Expotécnica vai oferecer aos agricultores o que há de mais moderno em tecnologia de produção e deve reunir cerca de mil pessoas por dia. “É um evento que traz novas tecnologias para os produtores rurais e fortalece o agronegócio do município e região”, diz o prefeito. Evento terá a presença do secretário da Agricultura, Norberto Ortigara.
Cães e gatos nos ônibus
Os deputados membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovaram nesta terça-feira o projeto de lei 33/2022, que assegura ao proprietário, tutor ou responsável o direito de transportar animais domésticos de pequeno porte (cães e gatos) no serviço de transporte coletivo de passageiros no Paraná. O projeto limita o transporte de dois animais por veículo. Já o peso de cada um não pode ultrapassar 12 quilos. A matéria diz que cães e gatos deverão estar acondicionados em caixa de transporte apropriada, isenta de dejetos, água e alimentos, garantindo a segurança, a higiene e o conforto do animal e dos passageiros. 
Bolsonaro convicto
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ontem que pode provar que venceu as eleições de 2018 no primeiro turno. Naquele ano, Bolsonaro foi eleito presidente no segundo turno, ao derrotar Fernando Haddad (PT). “Vamos mostrar a eleição de 2018, onde eu ganhei no primeiro turno. Eu falo isso não da boca para fora, tenho como provar”, afirmou a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada. No ano passado, Bolsonaro chegou a fazer uma live nas redes sociais para supostamente apresentar provas de fraudes nas eleições. Ele exibiu vídeos que circulam nas redes sociais com supostas irregularidades rejeitadas pela Justiça, mas não exibiu as provas prometidas.