COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Moisés articula reunião na Agepar

Da Redação

| Edição de 17 de novembro de 2025 | Atualizado em 17 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ainda sobre a Copel e Sanepar, o líder do prefeito na Câmara de Apucarana, Moisés Tavares (PP) anunciou na sessão de ontem a confirmação de uma agenda junto a Agepar - Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná para tratar dos problemas de abastecimento nos dois serviços enfrentados na cidade. A confirmação foi encaminhada pessoalmente pelo diretor-presidente da Agepar, Rubens Bueno. “Precisamos tratar desse descaso. É preciso acionar toda e qualquer medida para que eles lembrem que Apucarana existe, pois daqui a pouco vai parar de chover e aí vão culpar a estiagem”, comentou. Vale lembrar que representantes das duas empresas estiveram com vereadores em setembro, a convite da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, presidida pelo vereador Tiago Cordeiro (PDT).

Valmir pede explicações

Mais um prefeito da região está na bronca com a Copel. A Prefeitura de Marilândia do Sul está acionando a empresa para resolver as constantes quedas de energia que vem sendo registradas no município. “Precisamos saber o que está ocorrendo. Respeitamos e confiamos no trabalho da Copel, mas os moradores da cidade estão sofrendo com essas quedas constantes de energia. Nós estamos cobrando uma solução, estamos cobrando uma posição”, disse o prefeito Walmir Peres (PSD). Segundo o prefeito, a situação de quedas de energia já era registrada antes do temporal e, com as fortes chuvas do começo do mês, a situação piorou. O município chegou a ficar 72 horas sem o serviço. A Copel deve buscar uma agenda com a administração para conversar sobre o problema

Odarlone para o Senado?

Durante passagem por Apucarana na última sexta-feira (14), a ministra das Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann (PT) confirmou que o Partido dos Trabalhadores tem um nome para o Senado: trata-se do diretor-presidente da Itaipu Binacional e deputado licenciado Ênio Verri, que vem ganhando projeção em todo estado neste trabalho. No final do encontro entre as lideranças do partido, Gleisi soltou mais um nome, o vereador e presidente do PT de Apucarana, Odarlone Orente, que seria um candidato para o segundo nome na chapa. Nas eleições de 2026, serão eleitos dois senadores no Estado. Com as articulações do PT visando o governo do estado, entretanto, é pouco provável uma chapa dupla para o Senado.

Autorização em São João do Ivaí

Titular da pasta da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, a secretária Leandre Dal Ponte esticou agenda ontem na região. Além de participar da reunião da Amuvi - Associação de Municípios do Vale do Ivaí, a secretária esteve em São João do Ivaí para, ao lado do prefeito Fábio Hidek (União), para assinar a ordem de serviço para construção da nova sede do Lar São Lourenço do município. A nova sede conta com investimento de quase R$ 2 milhões do Governo do Estado. Na solenidade, o prefeito, além de agradecer o apoio da secretária na causa local, fez questão de destacar o empenho da equipe municipal de engenharia em acelerar o projeto, que ficou pronto em tempo recorde, coisa de 60 dias, garantindo a obtenção do recurso que já foi encaminhado para conta da Prefeitura.

Turismo em Jardim Alegre

O prefeito de Jardim Alegre, Moisés Santos (PSD) reuniu ontem em seu gabinete representantes de comunidades rurais e da paróquia, além de parte do seu secretariado para compor a Governança da Rota das Capelas, novo projeto de incentivo ao turismo rural que está em vias de ser implantado. Segundo o prefeito, o encontro oficializou a criação do conselho responsável por organizar, planejar e acompanhar as ações voltadas ao desenvolvimento da rota. A ideia é fortalecer o turismo, a cultura e as tradições religiosas de Jardim Alegre. “Estamos contribuindo para mais um passo importante na valorização da história e do patrimônio cultural de Jardim Alegre”, comenta o prefeito.